Ana Pontón

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ana Pontón Modelo
Ana Pontón
Nascimento Ana Belén Pontón Mondelo
27 de julho de 1977 (46 anos)
Chorente, Sarria
Cidadania Espanha
Alma mater
Ocupação política
Cargo Porta-voz nacional do BNG

Deputada no Parlamento de Galiza

Página oficial
https://anaponton.gal/

Ana Pontón, (Sada 1977) é uma política galega de tendência nacionalista.[1] Atualmente é a porta-voz nacional[2] do Bloco Nacionalista Galego e também porta-voz da formação no Parlamento da Galiza e líder da oposição desde o 2020.

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Nasceu na vila de Sarria em 1977. Com só 16 anos entrou na organização juvenil Galiza Nova. É licenciada em Ciencias Politicas e da Administração pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Posteriormente participou na Direção Nacional de Galiza Nova, e foi escolhida como membro do Conselho Nacional do Bloco Nacionalista Galego en 2007. En 2012 anúnciase que é escolhida como porta-voz da formação nacionalista no Parlamento autonómico.

Em 2016, depois dos maus resultados da organização nas eleições, Ana Pontón é nomeada porta-voz nacional e candidata á presidencia da Xunta de Galiza nas primárias, com o 85% dos votos. Em 2019, na pre-campanha das eleições galegas de 2020 (por mor da COVID-19, foram adiadas de março a julho) anuncia que ficou grávida. Em março de 2020 nasce a sua primeira filha: Icía. Nas eleições dese mesmo ano, consegue bons resultados para o seu partido (melhorando os récords da formação obtidos pelo Xosé Manuel Beiras) com o 23.79% dos votos, triplicando os resultados anteriores.

Referências

  1. «Ana Pontón, la sonrisa amable del sector más duro del nacionalismo gallego». abc (em espanhol). 14 de julho de 2020. Consultado em 9 de dezembro de 2020 
  2. Galego, BNG-Bloque Nacionalista. «Executiva Nacional». BNG - Bloque Nacionalista Galego (em espanhol). Consultado em 9 de dezembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]