Ana da Frísia Oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ana
Ana da Frísia Oriental
Gravura de 1773 por Johann Georg Wissger, localizada no Museu Britânico.
Marquesa de Baden-Durlach
Reinado 17 de novembro ou 21 de dezembro de 158514 de abril de 1604
Antecessor(a) Ana do Palatinado-Veldenz
Sucessor(a) Juliana Úrsula de Salm-Neufville
Eleitora do Palatinado
Reinado 12 de agosto de 158322 de outubro de 1583
Predecessor(a) Isabel de Hesse
Sucessor(a) Luísa Juliana de Orange-Nassau
 
Nascimento 26 de junho de 1562
  Aurich, Baixa Saxônia, Alemanha
Morte 21 de abril de 1621 (58 anos)
  Amt Neuhaus, Baixa Saxônia, Alemanha
Sepultado em Igreja do Espírito Santo, Heidelberg, Alemanha
Cônjuge Luís VI, Eleitor Palatino
Ernesto Frederico de Baden-Durlach
Júlio Henrique de Saxe-Lauemburgo
Casa Cirksena (por nascimento)
Wittelsbach (por casamento)
Zähringen (por casamento)
Ascânia (por casamento)
Pai Edzardo II da Frísia Oriental
Mãe Catarina Vasa

Ana da Frísia Oriental (Aurich, 26 de maio[1] ou 26 de junho de 1562[2]Amt Neuhaus, 21 ou 27 de abril de 1621)[3] foi uma nobre alemã. Ela foi eleitora do Palatinado pelo seu primeiro casamento com Luís VI, Eleitor Palatino, e marquesa de Baden-Durlach pelo seu segundo casamento com Ernesto Frederico de Baden-Durlach. Também teve um terceiro e último marido, o futuro duque Júlio Henrique de Saxe-Lauemburgo.

Família[editar | editar código-fonte]

Ana foi a segunda filha e criança nascida do conde Edzardo II da Frísia Oriental e da princesa Catarina Vasa da Suécia.

Os seus avós paternos foram Eno II da Frísia Oriental e Ana de Oldemburgo. Os seus avós maternos foram o rei Gustavo I da Suécia e sua segunda esposa, Margarida Leijonhufvud.

Ana teve uma irmã mais velha, Margarida, e nove irmãos mais novos: Eno III da Frísia Oriental, João, conde de Rietberg, Maria, esposa do duque Júlio Henrique de Brunsvique-Denneberg, etc.

Biografia[editar | editar código-fonte]

No dia 2 de julho[2] ou 12 de agosto de 1583,[3] aos 21 anos, Ana se casou com o eleitor Luís VI, filho de Frederico III, Eleitor Palatino e de Maria de Brandemburgo-Kulmbach, na cidade alemã de Heidelberg. A sua primeira esposa, Isabel de Hesse, tinha morrido em 1582. Porém, o casamento foi breve e não gerou filhos, pois Luís faleceu em 22 de outubro do mesmo ano.

Algum tempo depois, em 17 de novembro de 1585[3] ou em 21 de dezembro de 1585,[2] ela se casou com Ernesto Frederico, em Durlach. Ele era filho do marquês Carlos II de Baden-Durlach e de Ana do Palatinado-Veldenz. Eles ficaram casados até a morte do marquês em 1604.

Por fim, ela se casou mais uma vez com o futuro duque Júlio Henrique, filho de Francisco II de Saxe-Lauemburgo e de Maria de Brunsvique-Lunebergo, em 7 de março de 1617, em Graben-Neudorf ou em Grabow. Ele era 24 anos mais novo do que Ana.

Apesar dos três casamentos, Ana não teve filhos. Ela faleceu em 21 ou 27 de abril de 1621, aos 58 aos de idade, em Amt Neuhaus, que na época era parte da Boêmia. Ana foi sepultada ao lado do primeiro marido na Igreja do Espírito Santo, em Heidelberg, porém, seu túmulo não sobreviveu após incêndio e saques durante a Guerra de Sucessão do Palatinado.[4]

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Anna von Ostfriesland». thepeerage.com 
  2. a b c «Anna (Cirksena) von Ostfriesland (1562 - 1621)». wikitree.com 
  3. a b c «OLDENBURG, OSTFRIESLAND». fmg.ac 
  4. Heutle, Christian (1870). Genealogie des Erlauchten Stammhauses Wittelsbach: von dessen Wiedereinsetzung in das Herzogthum Bayern (11. Sept. 1180) bis herab auf unsere Tage. [S.l.: s.n.]