Antimetabólito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um antimetabólito é um tipo de fármaco (substância química conhecida e de estrutura química definida dotada de propriedade farmacológica, benéfica ao organismo) com estrutura bioquímica similar a um metabólito necessário para reações normais, assim o inibindo por competição. Sua similaridade é suficiente para ser reconhecida pelo corpo, mas insuficiente para manter as funções normais, portanto altera o metabolismo da célula, incluindo a divisão celular. É uma via terapêutica comum em casos de câncer ou doenças autoimunes (como a artrite reumatoide); assim, os antimetabólitos podem atuar como fármacos antineoplásicos ou imunossupressores.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Os antimetabólitos são classificados como Fármacos Modificadores do Curso da Doença (FMCD ou DMARD, do inglês: Disease-Modifying Antirheumatic Drugs).

Podem ser de três tipos:

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço relacionado ao Projeto Química. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.