Ararate (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ararate

Արարատ

Memorial da II Guerra Mundial em Ararate
Memorial da II Guerra Mundial em Ararate
Memorial da II Guerra Mundial em Ararate
Localização
Ararate está localizado em: Armênia
Ararate
Coordenadas 39° 48' 34" N 44° 42' 52" E
País Armênia
Marz (província) Ararate
História
Founded 1920
Características geográficas
Área total 6 km²
População total (censo 2011) 20 235 hab.
Densidade 3 372,5 hab./km²
Altitude 825 m
Fuso horário   (UTC+4)
Fontes: População[1]

Ararate (em armênio/arménio: Արարատ; romaniz.:Ararat) é uma cidade da província de Ararat, na Arménia, localizada 42 km (26 mi) ao sudeste de Erevã. Foi fundada oficialmente em 1920 como Davalu, e renomeada Ararat em 1947.[2]

A fábrica de cimento de Ararate está em funcionamento desde 1927, juntamente com alguns apartamentos para acomodar os trabalhadores. Em 1935, o povoado foi fundido com a vizinha aldeia de Davalu e renomeada Ararate. Segundo o censo de 2011, a população da cidade era 20 235 indivíduos.

Economia[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a cidade possui duas fábricas principais: a fábrica Ararat Cimento e a Ararat Gold Recovery Company. A ecologia da cidade está em perigo devido às emissões de pó de cimento e cianeto das instalações de produção de ouro. No verão de 2005, a impureza da atmosfera foi gravada ser 9,6 vezes a norma aceitável.

Controvérsia sobre a Ararat Gold Company[editar | editar código-fonte]

Uma visão geral do enorme despejo de rejeitos tóxicos da instalação de processamento de ouro Ararate

Além das diversas empresas com base na fabricação de materiais de construção, a cidade também abriga a Ararat Gold Recovery Company (AGRC) que extrai ouro do minério bruto enviado da mina de ouro em Sotk que é 20  quilômetros (12 milhas) leste de lago Sevan. Cerca de 0,46 gramas de ouro é extraído de cada tonelada de areia descoberta nas minas. O processo de extração envolve primeiro a pulverização da matéria-prima, e, em seguida, filtrando o ouro mediante um processo químico com emprego de nitratos e cianetos.[3]

O subproduto pastoso do processo químico é simultaneamente tóxico e radioativo, sendo coletado em uma barragem de rejeitos.[4] Houve numerosos casos de morte de animais nas proximidades da área da usina. Além disso, entre os anos de 2003 e 2008, houve pelo menos 10 acidentes na usina, alguns dos quais resultaram na descarga do caldo de cianeto nas vizinhas terras agrícolas e em áreas de pesca, matando o gado e reduzindo drasticamente o estoque de peixes.[3]

Clima[editar | editar código-fonte]

Ararate tem um clima de deserto, com baixa precipitação por mês. Os invernos são frios, especialmente à noite, e um pouco de neve, com elevações geralmente de 30-45 e baixas 15-30. Os verões são longos e quentes, com 100 graus meteorológicos ser comum.

Esporte[editar | editar código-fonte]

Araks Ararat tinha representado a cidade em competições de futebol nacionais e internacionais. O clube foi fundado em 1960 e dissolvido em 2001, devido a dificuldades financeiras. Eles ganharam o Campeonato Armênio de Futebol em 2 ocasiões: em 1998, como TSEMENT Ararat e em 2000 como Araks Ararat. Em 2001, o presidente do Araks Ararat; Abraham Babayn foi incapaz de financiar o clube. No entanto, em agosto de 2001, os direitos do clube foram vendidos a um novo patrocinador com base em Yerevan e Araks Ararat FC foi dissolvido.

No final de 2001, um outro clube de futebol com o nome de FC Araks foi fundado na cidade, em um esforço para manter as tradições vivas de futebol entre a nova geração de Ararate. No entanto, após 4 anos de grandes dificuldades, o clube lutando financeiramente foi dissolvido em 2005.

A cidade é servida pelo All-seater AYG Stadium, com uma capacidade de 1.280 espectadores. É parte de um grande complexo desportivo com muitas outras estruturas, incluindo um salão de esportes coberta, piscina interior, bilhar, salão térreo mini-futebol e outras instalações.

Relações Internacionais[editar | editar código-fonte]

Cidades gêmeas - Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ararate é geminada com

Nativos famosos[editar | editar código-fonte]

A estátua de Vazgen Sargsyan na praça central da cidade.

Referências

  1. Ararat
  2. Dicionário de assentamentos armênio
  3. a b Behind Gold’s Luster Lie Lands Torn Asunder and Urgent Questions Arquivado em 17 de fevereiro de 2012, no Wayback Machine., Hetq Online, 19 de maio de 2008.
  4. O que é barragem de rejeitos?. ONB, 6 de novembro de 2015
  5. «Armtown.com». Consultado em 21 de outubro de 2015. Arquivado do original em 9 de fevereiro de 2012