Mãe Nitinha de Oxum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Areonite Conceição Chagas)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde novembro de 2015).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mãe Nitinha de Oxum
Nascimento 12 de setembro de 1925
Morte 4 de fevereiro de 2008 (82 anos)
Cidadania Brasil
Ocupação Iyalorixá

Areonite da Conceição Chagas ou Iyá Nitinha - (12 de setembro de 1925 - 4 de fevereiro de 2008) foi Iyakekerê, Iyatebexê, e Ojuodé da Casa Branca do Engenho Velho em Salvador e Iyalorixá em sua casa no Rio de Janeiro, Terreiro de Nossa Senhora das Candeias, em Miguel Couto na Baixada fluminense.[1]

Mãe Nitinha faleceu na tarde do dia 04 de fevereiro aos 83 anos, no Hospital Evangélico, em Brotas, onde estava internada há 12 dias, vítima de insuficiência respiratória, foi sepultada dia 05/02/2008, às 14h, no Cemitério Jardim da Saudade, Salvador, Bahia. No terreiro da Casa Branca tiveram início no dia seguinte os rituais do Axexê, que tem duração de vários dias. O axexê em Miguel Couto teve início aos 12 de março de 2008, sob a direção do babalorixá Air José, do Terreiro Pilão de Prata e Pai Valdemar Ogunssy do Ilê Axé Alarabedê Terreiro Alarabedê.

Ícone de esboço Este artigo sobre candomblé é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]