Arik Böke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Arik Böke
Nascimento 1219
Morte 1266 (47 anos)
Cidadania Império Mongol
Progenitores Mãe:Sorkaktani
Pai:Tolui
Filho(s) Alitiemuer
Irmão(s) Kublai Khan, Hulagu Khan, Hududu, Bochuo, Moge, Suigedu, Xuebietai, Mongke Khan, Dumugan, Yesubuhua
Ocupação
Assinatura
Signature of Ariq Böke.png

Arik Böke, Ariq Böke or Arigh Bukha (morto em 1266), era o filho mais novo de Tolui e neto de Genghis Khan e reivindicador do Império Mongol. Seus irmãos eram Mongke Khan, Hulagu Khan e Kublai Khan.

Em 1259 o grande khan Mongke faleceu. Como Arik Böke era o comandante das terras mongóis, e Kublai Khan se encontrava ocupado em uma campanha militar contra a China Song nessa época, ele próprio decidiu se proclamar khan. Sabendo disso, Kublai abortou sua expedição militar e elegeu-se khan em abril de 1260. Arik Böke e seus aliados o elegeram como rival de Kublai em Kakorum. Então os dois irmãos se engajaram em uma série de batalhas. Esta foi mais uma ocasião de lutas de mongol contra mongol que contribuiu para a fragmentação do Império. Tal guerra terminou, em 1264, com a captura de Arik Böke. Este permanecerá como prisioneiro de Kublai Khan até morrer, dois anos depois.

Arik Böke também foi conhecido pela sua simpatia com o cristianismo.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.