Arquivo Nacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Embora sua tarefa essencial seja servir aos interesses da esfera governamental e preservar e disponibilizar provas para a proteção de direitos dos cidadãos, um arquivo nacional tem responsabilidades muito mais abrangentes, dentre as quais se destaca seu papel como fonte de esclarecimento e aperfeiçoamento de todos os segmentos da sociedade."
James B. Rhoads.
[1]

Um Arquivo Nacional é o arquivo ligado à administração pública de um Estado-nação. O conceito de arquivo nacional evoluiu a partir da necessidade criada pela sistematização burocrática da administração do Estado e a consequente conservação dos documentos produzidos.

Desde a Idade Média até o início da Idade Moderna os documentos produzidos por instituições reais ou religiosas eram por antonomásia "bastiões de autenticidade" para questões políticas ou genealógicas[2] . Com o advento do Iluminismo, a maneira de estudar fatos históricos pelo método científico em detrimento de uma literatura memorialista, trouxeram os arquivos ao centro do pesquisa histórica séria[3] .

No fim do século XVIII, a guarda de documentos foi dividida. Os registros mais recentes foram incorporados aos archives courantes (arquivo corrente), enquanto que documentos antigos de importância histórico-cultural foram para a custódia dos archives historiques (arquivos históricos), formando assim o núcleo conceitual que deu origem à ideia ocidental de um "arquivo nacional"[4]

Lista de arquivos nacionais[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. The Role of archives and records management in national information systems, UNESCO, Paris, 1983
  2. Daston, Lorraine (2012). «The Sciences of the Archive». Osiris History of Science Society [S.l.] 27 (1). 
  3. Blouin, Francis X.; Rosenberg, William G. (2011). Processing the Past:Contesting Authority in History and the Archives Oxford University Press [S.l.] ISBN 9780199964086. 
  4. Millar, Laura A. (2010). Archives:principles and practices. New York: Neal-Schurman Publishers. ISBN 9781555707262