Arrow Film Corporation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Arrow Film Corporation
Privada
Indústria Produção cinematográfica
Fundação 1915
Fundador(es) Wilbert E. Shallenberger e irmãos
Encerramento 1926
Sede 220 West 42nd Street, em Nova Iorque
Presidente Wilbert E. Shallenberger
Vice-presidente W. Ray Johnston
Pessoas-chave W. Ray Johnston
Wilbert E. Shallenberger (1873 - 1935)[1]
John Franklin Shallenberger (1879 - 1958)[2]
Produtos filmes

Arrow Film Corporation foi uma companhia cinematográfica estadunidense que esteve envolvida na distribuição e produção de mais de 300 filmes[3] entre 1915[4] e 1926[3], ano em que encerrou suas atividades.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Os irmãos Shallenberger ingressaram no negócio cinematográfico na Thanhouser Film Corporation e, percebendo o valor financeiro de um seriado bem feito, fundaram a Arrow Film Corporation[5], iniciando a produção de seus próprios seriados. Enquanto estavam filiados à Thanhouser, os Shallenberger conheceram W. Ray Johnston e, quando a Thanhouser cessou suas atividades, em 1917, Johnston se juntou aos irmãos Shallenberger na Arrow, tornando-se o vice-presidente da companhia[6]. Ray deixou a Arrow, posteriormente, para fundar a sua própria companhia, a Rayart Pictures Corporation[5], fundada em 1924.

Em 1922, quando estava em plena atividade, a Arrow tinha como presidente Dr. Wilbert E. Shallenberger (1873 - 1935), e como vice-presidente W. Ray Johnston, além de outros profissionais envolvidos na produção, tais como David J. Mountain, J. Charles Davis e Thomas A. Curran[4]. Nessa época, o escritório da companhia era na 220 West 42nd Street, em Nova Iorque[4]. Em 1924, quando Ray deixou a companhia, ela foi reorganizada sob nova administração, e continuou em atividade por mais dois anos[7].

Filmes[editar | editar código-fonte]

O primeiro filme que a Arrow produziu, em 1915, foi Right Off the Bat[8], uma comédia dirigida por Hugh Reticker. Depois vieram alguns curta-metragens dirigidos por Howell Hansel, tais como Weighed in the Balance[9] e Truth Crushed to Earth[10], ambos de 1916.

Nos anos 1920, foi uma das maiores companhias independentes distribuidoras, e suas comédias curtas incluem os trabalhos de Eddie Lyons, Bobby Dunn, Muriel Ostrich e Billy West, além das Reggie Morris’ Special Comedies, as Cruelyweds series e Fred Ardath’s XLNT Comedies[11].

Alguns dos seriados distribuídos pela Arrow foram The Million Dollar Mystery, um dos maiores sucessos da época, que fora produzido pela Thanhouser em 1914, e foi relançado e distribuído como um filme pela Arrow em 1917/ 1918, e Zudora, também da Thanhouser de 1914, que foi relançado e distribuído, pela Arrow em 1919 sob o título The Demon Shadow, porém foi um relançamento não integral, e sim reduzido para 10 capítulos. Alguns outros seriados distribuídos pela Arrow foram:

Na produção de seriados destacam-se:

Outros filmes conhecidos da Arrow foram Crime and Punishment[12], baseado na obra Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski, produzido pela Arrow e distribuído pela Pathé, e The Deemster[13], um drama baseado no romance de Hall Caine, com 90 minutos, produzido pela Arrow.

A Arrow distribuiu filmes da Thanhouser Film Corporation, Rayart Pictures Corporation, Cumberland Productions, Atlantic Features[14], entre outras.

O último filme que a companhia produziu foi The Substitute Wife[15], em 1925, e o último que distribuiu foi Mother, Mother, Mother Pin a Rose on Me[16], uma produção da Out of the Inkwell Films, de 1926.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]