Artéria maxilar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artéria maxilar
Artéria maxilar
Plano dos ramos da artéria maxilar.
Nome em Latim arteria maxillaris
Gray's subject # 559
Origem Artéria carótida externa
Ramos 1 parte: Artéria timpânica anterior - Artéria auricular profunda - Artéria meníngea média - Artéria timpânica superior - Ramo acessório da artéria meníngea média - Artéria inferior alveolar - Artéria lingual
2 parte: Artéria massetérica - Artéria bucal - Artéria alveolar posterior superir
3 parte: Artéria infraorbital - Artéria palatina descendente - Artéria do canal pterigóideo - artéria esfenopalatina
Veia Veias maxilares
Dorlands/Elsevier a_61/12154985

A artéria maxilar (ou artéria maxilar interna em textos mais velhos) é uma artéria que vasculariza as estruturas profundas da face.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Dissecação superficial do lado direito do pescoço, as artérias carótidas e subclávicas. A origem da artéria maxilar está demarcada

A artéria maxilar, a maior dos dois ramos terminais da artéria carótida externa, surge atrás do pescoço e da mandíbula, e é no princípio envolvida na substância da glândula parótida; passa adiante entre o ramus da mandíbula e o ligamento esfenomandibular, e então corre, superficial ou fundamente ao músculo pteriogóide lateral, para a fossa ptériogopalatina.

Vasculariza as estruturas profundas da face, e pode ser dividida em mandibular, pteriogóide, e porções ptériogopalatinas.

Primeira porção[editar | editar código-fonte]

A primeira ou porção mandibular passa horizontalmente para a frente, entre o ramus da mandíbula e o ligamento esfenomandibular para onde fica paralelo e debaixo do nervo aurículotemporal; cruza o nervo alveolar inferior, e corre ao longo da mais baixa borda do músculo pteriogóide lateral.

Ramos incluem:

Segunda porção[editar | editar código-fonte]

A segunda ou porção pterigóide corre obliquamente adiante e para cima da cobertura do ramus da mandíbula e da inserção temporálica, na superfície (muito freqüentemente no fundo) do músculo pteriogóide lateral; passa então entre as duas cabeças de origem deste músculo e entra na fossa.

Ramos incluem:

Terceira porção[editar | editar código-fonte]

A terça ou porção ptériogopalatina fica na fossa ptériogopalatina em relação com o gânglio ptériogopalatino.

Ramos incluem:

Nomenclatura[editar | editar código-fonte]

Antigamente, o termo artéria maxilar externa foi usada para descrever o que é agora conhecido como a artéria facial (por Terminologia anatômica.) Atualmente, o termo artéria maxilar externa é menos comumente usada, e as condições artéria maxilar interna e artéria maxilar são equivalentes.

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sistema circulatório é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.