Saltar para o conteúdo

As Meninas (romance): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Bisbis (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 189.10.11.63 para a última versão por 189.104.226.52 (Huggle)
Linha 6: Linha 6:


A opção de Lygia não é casual: detalhando os universos das três amigas, o leitor pode vislumbrar os conflitos da juventude durante a Ditadura Militar.
A opção de Lygia não é casual: detalhando os universos das três amigas, o leitor pode vislumbrar os conflitos da juventude durante a Ditadura Militar.

== História ==
Lorena, Lia e Ana Clara são três universitárias que convivem em um pensionato de freiras, durante a Ditadura Militar. De origens totalmente diferentes, elas estabelecem fortes laços de cumplicidade, até o momento em que sua amizade é colocada à prova.


==Lorena==
==Lorena==

Revisão das 19h39min de 4 de dezembro de 2009

As Meninas é um romance de Lygia Fagundes Telles, escrito em 1973 e premiado com um Prêmio Jabuti em 1974.

Apresenta técnica literária diferenciada: a autora utiliza diversos focos narrativos para contar a história das amigas Lorena, Lia e Ana Clara.

A narração se dá ora em primeira pessoa, trazendo diretamente os pensamentos de Lorena, Lia e Ana Clara; ora em terceira pessoa, com seus sentimentos, conflitos e impressões em discurso indireto livre.

A opção de Lygia não é casual: detalhando os universos das três amigas, o leitor pode vislumbrar os conflitos da juventude durante a Ditadura Militar.

Lorena

Lorena é uma moça rica e apaixonada pelas pequenas coisas da vida. Vê beleza nos animais, nas cores e nas flores. Seus conflitos: está apaixonada por um homem casado, pai de 5 filhos e ainda luta para superar um trauma de infância - ter visto um dos gêmeos matar acidentalmente o outro com um tiro.

Lia

Lia é uma baiana acima do peso, politizada e corajosa. Após se apaixonar por Miguel, um militante de esquerda, acabou se envolvendo visceralmente no combate à Ditadura Militar. Isso a transforma de tal forma, que passa a considerar Lorena uma pequeno-burguesa, pondo à prova sua antiga e terna amizade.

Ana Clara

Ana Clara é uma moça absurdamente linda, mas atormentada por um passado de abusos sexuais. Trabalha como modelo e amortece seus fantasmas com álcool e drogas, ao lado de Max, seu amor-bandido. Mas deseja ser feliz e está prestes a se casar por interesse com um homem muito rico, a quem nutre profundo desprezo.

Curiosidades

"As meninas" foi adaptado para o cinema em 1995, sob direção de Emiliano Queiroz. Teve como protagonistas as atrizes Adriana Esteves, no papel de Lorena; Drica Moraes, no papel de Lia e Cláudia Liz, no papel de Ana Clara.

A ex-modelo Cláudia Liz teve um desempenho notável no papel de Ana Clara, tendo sido agraciada com o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema Latino-Americano de Cuba, em 1995.

Em 2009, a autora do livro, Lygia Fagundes Telles, entrou em uma disputa com a atriz e escritora Maitê Proença devido uma peça da atriz se chamar "As Meninas". Lygia perdeu em todas as instancias por se considerar que o substantivo meninas é de bem comum. Maitê, em respeito a prestidiada escritora, tentou mudar o nome da peça, mas não conseguiu devido à já estar fechado esse título com os patrocinadores.