As Variedades

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Variedades ou Ensaios de Literatura foi uma revista brasileira. Foi a primeira a ser impressa no país, tendo circulado no início do século XIX.

História[editar | editar código-fonte]

Foi impressa em Salvador, na Bahia, pelo tipógrafo português ali radicado, Manuel Antônio da Silva Serva.[1] À época do seu lançamento, Silva Serva encartou no jornal Idade d'Ouro do Brazil um prospecto com a finalidade de vender assinaturas. Nele, descrevia a revista como sendo de caráter literário geral: sociedade, novelas, resumos históricos, curiosidades, anedotas.

Editada por Diogo Soares da Silva de Bivar, da revista são apenas conhecidos hoje três exemplares, cada qual com trinta páginas. Publicada em janeiro de 1812, a revista - inicialmente denominada de "jornal", como indicava a terminologia à época - teve a sua coleção organizada e encadernada por Silva Serva em 1814. Segundo o historiador Hélio Vianna e o bibliófilo Renato Berbert de Castro o volume é composto de "(...) exemplares do número 1, de janeiro de 1812, e do número duplo – 2 e 3 de março de 1812.". A raridade do volume foi atestada por Hélio Vianna, entre outros.[2] [1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b "Uma revista raríssima". Por Luiz Guilherme Pontes Tavares. Observatório da Imprensa (19 de julho de 2011)
  2. Vianna, Hélio. Contribuição à história da imprensa brasileira (1812-1869), primeiro capítulo. Imprensa Nacional. Rio de Janeiro (1945)
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.