Saltar para o conteúdo

Ash Ketchum: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Tam01 (discussão | contribs)
Linha 27: Linha 27:
Em suas andanças pelo mundo para se tornar um Mestre Pokémon, Ash fez muitos amigos como [[Misty]], [[Brock]], [[Dawn]], [[May]], [[Max]], [[Tracey]] e outros. Os rivais de Ash são [[Gary Carvalho]] (neto do [[Professor Carvalho]]) e [[Paul]].
Em suas andanças pelo mundo para se tornar um Mestre Pokémon, Ash fez muitos amigos como [[Misty]], [[Brock]], [[Dawn]], [[May]], [[Max]], [[Tracey]] e outros. Os rivais de Ash são [[Gary Carvalho]] (neto do [[Professor Carvalho]]) e [[Paul]].


O SEU FILHO DA PULTA
==Família==
O único parente de Ash que se vê no anime, mangá e games é a sua mãe, [[Delia Ketchum]] (Hanako, no Japão). Delia é uma excelente cozinheira e Ash adora a comida que ela faz. É uma mãe muito protetora e costuma deixar o seu filho envergonhado na frente dos amigos. Delia possui um [[Mr. Mime]] apelidado de Mimey (Bari-chan, no Japão) e vive na cidade de Pallet, sozinha.

A identidade do pai de Ash é desconhecida. Recentemente, em uma entrevista, um dos responsáveis pelo anime confirmou que o pai de Ash é um treinador em jornada e só aparecerá na série se houver a necessidade de amadurecer Ash como personagem.


==Treinadores Rivais==
==Treinadores Rivais==

Revisão das 12h49min de 13 de abril de 2009

Predefinição:Personagem-pokémon Ash Ketchum (サトシ Satoshi?) é um personagem fictício da série de anime e mangá Pokémon. É conhecido por ser o protagonista do anime e o personagem humano mais conhecido por fãs da série. Seu nome japonês é uma homenagem ao criador da série Satoshi Tajiri.

Seu melhor amigo e Pokémon é Pikachu e os dois nunca se separam. Ash Ketchum é nativo da Cidade de Pallet. É um típico garoto de anime: determinado, corajoso, líder, às vezes preguiçoso e também não sabido das coisas ao seu redor.

Ele começou a sua jornada Pokémon como um treinador inexperiente, e hoje é um treinador muito mais forte que antigamente.

Biografia

Ash é um garoto que luta para se tornar o maior treinador nas batalhas pokémon. Seu objetivo é ser um Mestre Pokémon, e por isso decidiu começar sua viagem em busca deste título. Para catalogar os monstros, ele possui a PokéAgenda, um computador de bolso que contém todas as informações sobre todos os Pokémon.

Enquanto viaja pelas diversas cidades de um continente para cumprir seu objetivo, Ash tem a oportunidade de capturar novos Pokémon, treiná-los para fortalecê-los e ajudar a preencher a PokéAgenda com todos os Pokémon conhecidos. Além disso, ele eventualmente enfrenta seus rivais e combate a Equipe Rocket, uma espécie de "máfia" especializada em roubar Pokémon poderosos e vendê-los no mercado negro.

Quando está viajando, Ash pode carregar até 6 Pokémon consigo de cada vez, mas pode armazenar mais no laboratório do Professor Carvalho, trocando-os pelos que carrega de acordo com a necessidade. Balanceando sua equipe, Ash busca derrotar todo tipo de inimigo. Ele sempre carrega consigo Pikachu.

Em suas andanças pelo mundo para se tornar um Mestre Pokémon, Ash fez muitos amigos como Misty, Brock, Dawn, May, Max, Tracey e outros. Os rivais de Ash são Gary Carvalho (neto do Professor Carvalho) e Paul.

O SEU FILHO DA PULTA

Treinadores Rivais

Ver artigo principal: Treinadores Rivais de Ash Ketchum

Os Pokémons de Ash

Em jornada

Pikachu
Tipo: Elétrico
Espécie: Rato
Pikachu foi o primeiro Pokémon de Ash, que, por ter ficado dormindo até tarde, não pode conseguir um dos 3 Pokémon iniciais. O Profº Carvalho lhe entregou um Pikachu. A princípio, o Pokémon não fazia nada que Ash dizia, mas depois de ver que o treinador daria a vida por ele, o segue, seja é bom de briga, tendo derrotado vários Pokémon maiores e mais poderosos que ele.


Tipo: Normal/Voador
Espécie: Passaro
Enquanto Ash buscava por Pikachu junto com Brock, Aipom acaba arranjando briga com um Starly selvagem. Ash aproveita e captura o Starly, para que este o ajude a encontrar Pikachu. Mais tarde, Starly evolui para Staravia após uma dura luta contra a Equipe Rocket. É o primeiro Pokémon capturado por Ash em Sinnoh e também o seu primeiro a evoluir na nova jornada. Embora não tenha muita resistência, aprendeu movimentos poderosos (como Golpe Aéreo e Pássaro Valente) e sempre cumpre com seu dever, dentro ou fora de batalhas.


Tipo: Planta
Espécie: Tartaruga
"Guarda" em uma floresta, apartando brigas de outros pokemon, salva Pikachu da Equipe Rocket e, acreditando que Ash é outra pessoa ruim, impede que ele se aproxime de Pikachu. Depois de muita enrolação, o mal-entendido fica esclarecido, a Equipe Rocket é novamente derrotada e a tartaruga pede por uma batalha com Ash, que acaba capturando-o. Durão, mas gentil, Turtwig morde o Ash (na cabeça, geralmente) algumas vezes, como sinal de afeição. Durante uma batalha contra o Chimchar de Paul, ele começa a respeitar e seguir corretamente o seu treinador. Bastante teimoso, não recua diante de seus adversários, mesmo sendo maiores, e sempre luta com garra. O ponto forte de Turtwig, embora incomum para sua espécie, é a velocidade. Evolui para Grotle durante uma batalha contra o honchkrow do Paul e parece perder os reflexos rápidos de sua forma anterior.


Tipo: Fogo
Espécie: Macaco
Antigamente um dos pokemon de Paul, foi capturado enquanto era perseguido por um grupo de zangooses, quando utilizou um ataque de fogo de maneira surpreendente. Contudo, Paul o abandona no Campeonato de Duplas de Hearthome, uma vez que o macaco não satisfez suas expectativas. Ash o acolhe logo em seguida, fazendo o pokémon superar o medo de Zangooses e da rejeição a que estava acostumado, devido aos maus tratos de Paul. Chimchar ainda tem problemas em controlar corretamente o Blaze, aumentando sua força, mas perdendo o controle.


Tipo: Água
Espécie: Lontra
É um pokémon do tipo Água. Buizel foi capturado inicialmente por Dawn. Porém, no episodio Aipom & Buizel, Respective Roads, Ash e Dawn trocam Aipom e Buizel, já que a Aipom de Ash adora concursos, e o Buizel de Dawn adora batalhas. Logo que integrou o time do treinador de Pallet, Buizel se tornou rápido um dos pokémon mais utilizados por Ash, dentro e fora das batalhas. Pode ter uma atitude arrogante, devido à sua paixão por lutas para medir sua força, mas é confiável em qualquer combate.

Tipo: Terra/Voador
Espécie: Escorpião morcego
É o quarto Pokémon capturado por Ash na região de Sinnoh e o quinto pokemon em seu grupo. Foi capturado no DP064. Um Gliscor ficou preso em uma cidade depois de ser arrastado para lá por uma tempestade de vento. Ao tentar usar o sonar para sair da cidade, sua habilidade foi bloqueada pelos prédios e fortes ventos, só servindo para atrair mais Gligars, fazendo-os se tornar uma grande praga na cidade. O grupo sobreviveu colhendo frutas das árvores e roubando comida das pessoas. Depois que Paul capturou Gliscor e Ash e seus amigos expulsaram o grupo de Gligars, um deles quis ficar com o treinador de Pallet, que o capturou, evoluindo o pokémon para Gliscor algum tempo depois. Gliscor tem o hábito de lamber os lábios e piscar quando aparece, além de uma tendência a pousar em cima de Ash. De natureza gentil e um pouco atrapalhado, sempre se prontifica a participar de batalhas e outros afazeres, apesar de quase sempre não ser escolhido. Depois de um bom tempo, mostra a que veio, rendendo a Ash sua sexta insígnia de Sinnoh.

No laboratório

Tipo: Planta
Espécie: Lagarto
Treecko foi um dos primeiros Pokémon da região Hoenn capturados por Ash. Tem uma personalidade forte, solitária e o hábito de carregar um galhinho na boca. Evolui para Grovyle durante uma luta contra um Loudred (que evolui para Exploud ao mesmo tempo) e seu primeiro ato foi usar seu novo ataque da lâmina da folha para cortar fora um galho maior de uma árvore próxima. Durante a Batalha da Fronteira, evolui após uma batalha com um Tropius, para salvar a meganium por quem se apaixonou. Devido a rejeição da mesma Meganium, fica incapaz de usar todos os seus ataques, devido ao impacto emocional, porém, mais adiante, recupera-se graças à dedicação de Ash. Sua personalidade continua pouco social, mas menos solitária. Sceptile é baseado no dinossauro dipholossauro e se tornou um dos Pokémon mais fortes de Ash. Atualmente, encontra-se no Laboratório do Professor Carvalho.


Tipo: Normal/Voador
Espécie: Andorinha
Capturado à margem de um rio, no episódio Não se Pode com um Taillow!, Taillow foi o primeiro Pokémon que Ash conseguiu em Hoenn. É muito alegre, valente e decidido. Durante uma competição pokéringer, só para pokémons voadores, Taillow acaba evoluindo em Swellow durante um confronto com James. Atualmente encontra-se em Pallet, no Laboratório do professor Carvalho.


Tipo: Água
Espécie: Lagosta
Durante o treinamento de Ash para uma revanche no ginásio de Dewford, a turma encontra um Corphish que começa a roubar a comida deles e lhes causa vários problemas, até que finalmente Ash consegue capturá-lo. É um Pokémon muito temperamental e não foi nada fácil treiná-lo. Contudo, é um dos combatentes mais fortes e confiáveis do treinador, mesmo não evoluindo. Corphish foi o alívio cômico da equipe de Houenn, apesar de um ou outro ataque de ciúmes, quando recebia menos atenção que os outros pokemon. Atualmente, encontra-se no Laboratório com o professor Carvalho.


Tipo: Fogo
Espécie: Tartaruga
Após finalmente ter recuperado seu orgulho, disputando contra os pokémons metálicos de um vale desértico onde vivia, com uma ajuda de Ash, quis se juntar ao garoto. Sentimental, chegou a chorar quando Ash o aceitou em sua jornada, além de cair em prantos por quase qualquer coisa, seja por alegria ou tristeza.


Tipo: Gelo
Espécie: Esquimó
Ash o captura no caminho para a cidade Ever Grande, onde ocorreria a Liga Pokémon de Hoenn. Muito levado e travesso, sempre gostou de pregar peças nas pessoas, como fizera com Ash. Chegou a salvar o treinador em uma tempestade de neve antes de ser capturado e evolui durante um dos concursos de May, para proteger Ash e Pikachu da Equipe Rocket. Mesmo com sua nova forma, manteve o aspecto energético de sua personalidade.


Em treinamento

Soltos

Caterpie era um Pokémon muito amigável que queria amigos mas a Misty não gostava dele por ele ser um inseto, depois Caterpie evoluiu para Metapod. Evoluiu quando protegia Ash de uma Beedrill na Floresta Veridian no episódio O Desafío do Samurai (004). Ash logo solta Butterfree no episódio Adeus Butterfree (021), para que este pudesse se acasalar com uma Butterfree rosa fêmea e ter filhotes.


Depois de Ash competir na Liga Índigo ele vai em direção as Ilhas Laranjas e se encontra com uns Spearows que estavam atacando Pidgeys na floresta perto de Pallet e ao enfrentar um Fearow, Pidgeotto evolui no episódio Uma Festa de Arromba (083) e é muito veloz, tornando difícil que outro Pokémon ganhe dele nas alturas. Ash decide deixá-lo para que defenda os Pidgeys de uma floresta. Em todo o tempo com seu treinador, pidgeot sempre foi leal e nunca causou preocupações.


Ash capturou o Lapras ao ver que era golpeado por uns sujeitos na praia no episódio O Lapras Perdido (086). É um grande Pokémon que levou Ash, Misty e Tracey pelas Ilhas Laranja. Ash encontra a família de Lapras e o deixa com eles no episódio Viva Las Lapras (113).


Ash ganhou o pequenino quando ainda era um ovo, mas não o ganhou para si, mas sim para levá-lo de volta a sua mãe Tyranitar. Ao nascer, o pequeno Pokémon tinha um pequeno problema com pessoas devido a alguns caçadores que tentaram capturar sua mãe quando ele ainda era um ovo, mas com o tempo ficou curado. Hoje, vive em uma reserva com sua mãe, no Monte Prateado.

Insígnias

Ver artigo principal: Insígnias de Ash

Ash consegue as insígnias enfrentando os líderes de ginásio, treinadores muito bons e cada um é especialista em um tipo de Pokémon que pode ser voador, inseto, fogo, água etc.

Região Kanto -

  • Insígnia Pedra
  • Insígnia Cascata
  • Insígnia Trovão
  • Insígnia Lama
  • Insígnia Arco-Íres
  • Insígnia Alma
  • Insígnia Vulcão
  • Insígnia Terra

Ilhas Laranja -

  • Insígnia Olho de Coral.
  • Insígnia Mar de Rubi
  • Insígnia Concha Espinho
  • Insígnia Estrela de Jade

Região Johto -

  • Insígnia Zephyr
  • Insígnia Colméia
  • Insígnia Planície
  • Insígnia Névoa
  • Insígnia Mineral
  • Insígnia Tempestade
  • Insígnia Glacial
  • Insígnia Nascente

Região Hoenn -

  • Insígnia Rocha
  • Insígnia Articulação
  • Insígnia Dínamo
  • Insígnia Calor
  • Insígnia Balança
  • Insígnia Pena
  • Insígnia Mente
  • Insígnia Chuva

Região Sinnoh -

  • Insígnia Carvão
  • Insígnia Floresta
  • Insígnia Paralelepípedo
  • Insígnia Pântano
  • Insígnia Relíquia
  • Insígnia Mina

Batalha da Fronteira

Versões: Pokémon Emerald.

No game Pokémon Emerald a Fronteira de Batalha é uma espécie de parque de diversão que fica em uma ilha em Hoenn já a batalha da fronteira do anime fica em Kanto e são ginásios.

Scott é o dono Batalha da fronteira, ela é um conjunto de sete ginásios que fica em Kanto quem conseguir derrotar os setes Frontier Brains ganha um certificado que venceu a batalha da fronteira também ganha o direito de ter o seu próprio ginásio. Ash venceu a Fronteira de Batalha, mas recusou o seu prêmio ele preferiu continuar viajando.

Os Frontier Brains dão Símbolos ao invés de Insígnias quando são derrotados, esses Símbolos representam virtudes do treinador. O líder de todos os Frontier Brains é o Rei da Pirâmide Brandon, ele é o último adversário a ser derrotado e também o mais difícil, pois possui os três Pokémons lendários os Regis Regirock, Registeel e Regice. Nos jogos o papel de líder acaba ficando com Anabel.

Símbolos

  • Símbolo do Conhecimento

Cérebro da Fronteira: Cabeça da Fábrica Noland
Local: Fábrica da Batalha perto de Cerulean

  • Símbolo da Coragem

Cérebro da Fronteira: Magnata da Arena Greta
Local: Arena da Batalha perto de Saffron

  • Símbolo da Tática

CErebro da Fronteira: Ás da Cúpula Tucker
Local: Cúpula da Batalha perto de Lavender

  • Símbolo da Sorte

CErebro da Fronteira: Rainha do Pico Lucy
Local: Pico da Batalha perto de Fuchsia

  • Símbolo do Espírito

Cérebro da Fronteira: Especialista do Palácio Spenser
Local: Palácio da Batalha perto das Ilhas Seafoam

  • Símbolo da Habilidade

Cérebro da Fronteira: Dama do Salão Anabel
Local: Torre da Batalha perto das Cachoeiras Tohjo

  • Símbolo da Bravura

Cérebro da Fronteira: Rei da Pirâmide Brandon
Local: Pirâmide da Batalha perto de Pewter

Ranking na Liga Pokémon

Ash ficou nas seguintes posições nas competições das Ligas Pokémon:

  • Conferência do Planalto Índigo - Top 16
  • Copa dos Redemoinhos (Whirl Cup) - Top 16
  • Conferência de Prata - Top 8
  • Conferência de Ever Grande City - Top 8

Batalhas Pokémon Importantes Vencidas

Ash entrou nas seguintes Ligas Pokémon e venceu:

  • Liga Laranja - Campeão
  • Batalha da Fronteira - Campeão

Competições Pokémon

Durante as suas viagens Ash pode participar de diversos tipos de competição sempre envolvendo Pokémon. Ash participou nas seguintes competições:

  • Competição de pokemons lutadores (Campeão)
  • Conferência do Planalto Índigo - Top 16 (perdeu para Ritchie)
  • Corrida Livre-Para-Todos de Fuchsia (Campeão)
  • Liga Laranja - (Campeão)
  • Grand Prix de Fogo e Resgate (não se qualificou)
  • Competição de Batalha de Tauros da Reunião de Troca de Pokémon (Campeão)
  • Concurso de Captura de Insetos (Campeão)
  • Dia de Captura de Seaking (pegou mas não se qualificou)
  • Torneio Grama (2º lugar)
  • Corrida de Balão Pokémon (empatou mas desistiu do prêmio)
  • Conferência de Sumo (Campeão)
  • Copa dos Redemoinhos (Top 16, perdeu para Misty atual líder do ginásio de Cerulean)
  • Corrida de pokemons aquáticos em Alto Maré (Filme V Pokémon Heroes) (não completou)
  • Pokémon Extreme (Campeão)
  • Competição de Poke-argolas em Hoenn (Campeão)
  • Liga Johto (perdeu para Harrison)
  • Liga Hoenn (perdeu para Tyson)
  • Pokémon Orientação (não se qualificou)
  • PokéRinger (Campeão)
  • Batalha da Fronteira - (Campeão mas, recusou a oferta de ser um cérebro da fronteira)
  • Concursos Pokémon
    • Concurso Terracotta (não oficial) (Empatou com May)
    • Concurso Jubilife (perdeu para zoey)
  • competição de transformação pokemon em Sinnoh (ficou entre os 3 melhores mas o Brock ganhou o ovo de Happiny)
  • Torneio de Batalhas em Dupla de Sinnoh (Foi campeão junto com Paul, mas, Paul desistiu do premio)
  • Maratona pokemon do Curso Escolar de Verão do Professor Rowan (Campeão)
  • Competição de Poke-argolas em Sinnoh (Campeão)

Origem dos nomes

Satoshi: Nome de homem japonês cujo significado é "inteligente". Esse nome vem do nome do criador de Pokémon Satoshi Tajiri. De alguma forma, Ash sonha parecido com Satoshi.
Ash: De "ashes" (cinzas). Se retirar as letras "s", "t", "o" e "i" de Satoshi terá Ash. A origem de seu nome se explica em Pokémon o Filme 2000. O sobrenome Ketchum vem de Catch'em, slogan da série em ingles.

Nos jogos

Ash (nessas versões chamado Red e Satoshi no jogo original japonês) é o personagem com que se joga nas edições Vermelha, Azul e Amarela (e seus remakes FireRed e LeafGreen) os jogos Pokémon correspondentes a primera geração. Verdade que nessas versões Vermelha e Azul pode se escolher Bulbasaur, Charmander ou Squirtle como Pokémon inicial, e na Amarela o Profº Carvalho te dará um Pikachu (devido o teu rival ter escolhido o Eevee que supostamente ia ser seu). Este personagem é um típico heroí silencioso o qual também pode-se trocar o nome.

Volta a aparecer nas edições Ouro, Prata e Cristal dos jogos correspondentes a segunda geração. Nessa ocasião é o chefe final do jogo e fica no Mt. Prata.

Em Pokémon Stadium 2 Ash também aparece, ele é o penúltimo treinador a ser derrotado no Gym Leader Castle de Kanto.

Em Pokémon FireRed e LeafGreen Ash é novamente o personagem principal do jogo ao lado de uma garota. O jogador pode escolher entre os dois personagens. Ele usa uma roupa nova e tem um visual diferente do Ash original.

Electric Tale of Pikachu

Ash também aparece no mangá Pokémon: Electric Tale of Pikachu (As aventuras elétricas de Pikachu) lançado no Brasil como Pokémon Quadrinhos. O mangá lançado nos EUA pela Editora Viz e no Brasil pela Conrad em 1999, era uma micro-série de quatro volumes que fez um enorme sucesso e sendo relançado em 2000. Eletric Tale of Pikachu é mais um nome para a série de mangá "Dangeki Pikachu", criado por Toshiro Ono. Outros nomes que também são dados a série são:

  • Pokémon: Pikachu Shocks Back. (É o volume 2)
  • Pokémon: Electric Pikachu Boogaloo. (É o volume 3)
  • Pokémon: Surf's Up Pikachu. (É o volume 4)

Na época que Pokémon era uma febre no Brasil a editora Conrad lançou umas edições de “Pokémon: As aventuras elétricas de Pikachu”, sem grandes repercussões, talvez devido ao fato de ter usado algumas alterações feitas nos EUA, e não os originais do Japão. No Brasil a Conrand apenas lançou o volume 1 Pokémon: Electric Tale of Pikachu. A história é muito parecida com o anime, porém o mangá é refletido mais no público adolescente, já que tem bastantes cenas insinuantes e de nudez. Os personagens estão bem mudados e muitas vezes aparecem com os rostos diferentes. No mangá também tem um toque humorístico bem legal.

A versão mangá de Ash Ketchum é baseada na versão do anime, mas há diferenças. Por exemplo, enquanto o Ash do desenho é indiferente em relação a romance ou a membros do sexo oposto, o Ash do mangá é apaixonado pela May Oak irmã de Gary Oak o seu rival. Ele no começo não se interessa muito por Pokémon, mas ao decorrer do tempo fica fanático pelas criaturas. Seus Pokémon são: Pikachu, Bulbasaur, Charizard, Squirtle, Pidgeotto, Muk, Snorlax, Lapras, Fearow, Butterfree e Rattata. O curioso é que os Pokémon de Ash possuem nomes.

May Oak (não confunda com a May do desenho) é uma garota muito bonita e é a fonte de inspiração para Ash nos treinos. May tem 15 anos e era babá do Ash quando pequeno, muitos dizem que esse é o motivo de Ash amar ela, o famoso "amor infantil" ( amor pela professora / vizinha / ou alguém mais velho por quem se tem respeito ). May só vê Ash, como uma espécie de irmão "mais novo"...

Gary Oak é igual ao Gary do desenho, é o principal rival de Ash e sempre faz o menino passar vergonha na frente dos outros, também tem um pouco de ciúmes do garoto, por estar apaixonado por sua irmã. A rivalidade de Ash e Gary é bem maior no mangá.

O Pokémon inicial de Ash é Pikachu assim como no anime, mas Ash não o ganha do Profº Carvalho, Ash captura ele. Encontrado por Ash roendo a fiação elétrica, Pikachu foi capturado e, como no desenho, não gostava muito de seu treinador. Mas Ash conquistou a confiança de Pikachu quando ele o salvou de um Spearow, que acabou sendo capturado e se tornando a primeira conquista da dupla.

O mangá conclui com a vitória de Ash na Liga Laranja.

Ligações externas

Predefinição:Principais-Personagens-Pokémon

Predefinição:Principais-Personagens-Pokémon

Predefinição:Link FA