Ashur-dan III

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ashur-dan III
Nascimento Século IX a.C.
Morte 754 a.C.
Cidadania Assíria
Progenitores Pai:Adad-nirari III
Irmão(s) Shalmaneser IV, Assurnirari V
Ocupação soberano

Assurdã/Ashur-dan III foi um rei da Assíria que reinou de 773 a.C. a 755 a.C. foi filho de Adadenirari III, e sucedeu o seu irmão Salmanaser IV em 773 a.C. O reino de Assurdã III atravessou uma época difícil, o poder do rei foi muito limitado pela pela influência dos dignitário da corte, particularmente pela influência de Shamshi-ilu, que era o comandante-em-chefe (turtanu). Foi pai de Tiglate-Pileser III.

De acordo com o cânone do epônimo, em 765 a.C. a Assíria foi devastada por uma praga, e no ano seguinte o rei não pôde fazer campanha planejada (era habitual para o rei assírio conduzir uma expedição militar todos os anos).

Em 763 a.C. uma revolta que com influência fora do império, durou até 759 a.C., quando uma outra praga se a bateu sobre a assíria.

O reinado de Assurdã III e os reinados seus precedentes foram datados astronómicamente baseados na única referência verificável, um eclipse solar registado nas crónicas assírias, o eclipse chamado Bur Sagale. Assurdã III foi sucedido por um outro irmão, Assurnirari V.

Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.