Associação Alemã de Esportes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Deutsch Sportive
Nome Associação Alemã de Esportes
Extinção 1943
Estádio Canindé
Competição Campeonato Paulista de Atletismo
Campeonato Brasileiro de Atletismo
editar

A Associação Alemã de Esportes, também conhecida como Deutsch Sportive, foi uma associação esportiva Paulista fundada por imigrantes alemães, cuja atividade principal do clube era o atletismo. Seu patrimônio físico era a sede que ficava às margens do Rio Tietê, entre os clubes Estrela Polar, Sírio e Força Pública, onde hoje fica o Estádio do Canindé.

Era um clube com muitas atividades, como por exemplo a ginástica e a ginástica de aparelhos com equipe de exibição. Tinha campos de futebol, minipista de atletismo, bolão e cochos nas lagoas para a prática da natação. Era portanto, no atletismo que a Associação Alemã mais se destacava.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil se posicionou contra os países do Eixo, e todas as associações de imigrantes vindos desse países declarados inimigos, passaram a ser perseguidas e legalmente proibidas pelo Governo Ditatorial de Getúlio Vargas. O Deutsch, sendo alemão, passou a ser oficialmente perseguido, o que levou seus sócios a venderem a sede e abrasileirar o nome da associação para Guarani.

Posteriormente, tal sede foi comprada pelo São Paulo Futebol Clube em 1944, que depois vendeu para a Associação Portuguesa de Desportos em 1956, a qual construiu o atual Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, no lugar do antigo estádio chamado de Ilha da Madeira, no Distrito do Pari, em São Paulo.

Os membros do Guarani podiam usar normalmente as dependências da sede vendida para o São Paulo. Os relatos contam que, com o tempo, os sócios do Guarani foram se transferindo para o São Paulo, que acabou por absorver o Guarani em definitivo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.