Saltar para o conteúdo

Assunzione di Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista da fachada.

Assunzione di Maria, conhecida também como Assunzione di Maria Santissima al Tuscolano, é uma igreja de Roma localizadao no Largo Spartaco, no quartiere Tuscolano de Roma[1]. É dedicada à Assunção de Maria.

História[editar | editar código-fonte]

Interior.

A ideia desta igreja começou em 1957 quando se decidiu dividir a paróquia de Santa Maria del Buon Consiglio a Porta Furba, um processo iniciado quando se definiu pela realização de missas diárias na Cappella del Divino Amore, na Via Alessandro Viviani. A nova igreja planejada seria o foco de um novo bairro suburbano conhecido como Tuscolano II[2], um gigantesco projeto habitacional criado depois da Segunda Guerra Mundial sob a supervisão dos arquitetos Saverio Muratori e Mario de Renzi

Um gigantesco bloco de apartamentos, com quase cem metros de comprimento, foi completado em 1950 e foi batizado de Il Boomerang por causa de seu formato. A nova igreja com base num projeto de Muratori (o seu único projeto em Roma) e sua planta hexagonal originalmente complementaria o ângulo deste bloco, que está hoje do outro lado da praça, o que implica que a igreja seria o novo foco central de todo o complexo. As obras começaram em 1961, mas foram rapidamente interrompidas. Apesar disto, ela foi elevada a sede de uma paróquia através do decreto Cum in suburbana em 21 de abril de 1964 e entregue primeiro ao clero da Diocese de Roma e depois aos padres da Congregação de São João Batista Precursor.

A cripta foi completada e aprontada como uma igreja em 1970. Logo em seguida, a trágica decisão de cancelar o projeto foi tomada, o que deixou o projeto inacabado. Com a morte de Saverio em 1973, a decisão se tornou final. A congregação mantém no local seu quartel-general e também um centro de estudos.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Uma longa rampa leva até a entrada da igreja , que está posicionada a vários metros abaixo do nível da rua. O interior é bem escuro e sombrio; de uma claraboia no centro do teto, uma cúpula rebaixada em concreto armado, pende um lustre em ferro forjado. No presbitério, atrás do altar-mor, estão um grande crucifixo de madeira afixado numa rocha e o órgão de tubos. Este último foi construído em 1999 pela Organaria Romana (modelo "Opera I") com seis registros. Ele está ligado a um órgão eletrônico que lhe serve de console[3].

Referências

  1. «Assunzione di Maria Santissima al Tuscolano» (em italiano). InfoRoma 
  2. «Tuscolano II» (pdf) (em inglês). Cornell University 
  3. «Opera I» (em italiano). Organariaromana.it 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rendina, C. (2000). Le Chiese di Roma (em italiano). Milano: Newton & Compton Editori. p. 38. ISBN 978-88-541-0931-5 
  • Ciarpaneto, G. (2006). Vários, ed. I quartieri di Roma. Quartiere VIII. Tuscolano (em italiano). Roma: Newton & Compton Editori. ISBN 978-88-541-0594-2 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]