Atazanavir/ritonavir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Atazanavir/ritonavir (ATV/r) é uma combinação de medicamentos utilizados no tratamento do HIV/AIDS.[1] Ela combina atazanavir e ritonavir. Ela pode ser usada em vez de lopinavir/ritonavir.[2] Ela é tomado por via oral.

Efeitos colaterais geralmente são mínimos. Eles podem incluir dor abdominal, diarreia, cor amarelada da pele, dores musculares e dor de cabeça. Maior cuidado deve ser tomado em pessoas com problemas de fígado. O uso na gravidez parece ser seguro.[3] Na combinação atazanavir funciona como um inibidor da protease e ritonavir funciona para aumentar os níveis de atazanavir.

A combinação foi aprovada para uso na Índia, em 2012, e esteve pendente de aprovação nos EUA em 2017. Faz parte daLista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, uma lista dos mais eficazes e seguros medicamentos que são necessários em um sistema de saúde.[4] O custo médio por ano é de 281 dólares no mundo em desenvolvimento, isto no ano de 2012.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "Atazanavir/ritonavir - Mylan Laboratórios - AdisInsight". adisinsight.springer.com. Página Visitada Em 29 De Junho De 2017.
  2. "Lista Modelo da OMS de Medicamentos Essenciais Aplicação" (PDF). QUE. Página Visitada Em 29 De Junho De 2017.
  3. "Atazanavir/Ritonavir na Gravidez". hivinsite.ucsf.edu. Página Visitada Em 10 De Dezembro De 2017.
  4. "Lista Modelo da OMS de Medicamentos Essenciais (20 Lista)" (PDF). Organização Mundial De Saúde. De março de 2017. Página Visitada Em 29 De Junho De 2017.