Bivolt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bárbara Bivolt)
Bivolt
Bivolt
Informação geral
Nascimento 27 de novembro de 1994 (29 anos)
Local de nascimento São Paulo, SP
 Brasil
Gênero(s)
Ocupação(ões)
Instrumento(s) Vocal

Bárbara Bivolt (São Paulo, 27 de novembro de 1994) é uma cantora, compositora e modelo brasileira de R&B.[1] e teve contato com a cultura hip-hop desde os 15 anos, quando começou a participar de batalhas de rima em São Paulo. Seus singles de sucesso "Pão Com Ovo" e "Olha Pra Mim" fizeram dela um nome conhecido no Brasil.[2][3]

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Estilo, rimas, alto astral e muita garra formam a persona Bivolt. Há mais de 10 anos se faz presente com respeito no cenário da música urbana expressando suas vivências através da arte e trazendo o poder feminino para discussão em suas letras. Começou a quebrar barreiras ao ser a primeira rapper mulher a se apresentar na edição de 2017 do Rock in Rio, descoberta por um olheiro quando cantava na rua.

Em 2019 assinou com a sua primeira gravadora, Som Livre, e lançou o single "Vista Loka", com clipe gravado na comunidade do Boqueirão, em São Paulo, onde a rapper nasceu e foi criada. Em 2020 lançou o primeiro álbum da carreira, intitulado "Bivolt", com direção musical do Nave. As 14 faixas autorais apresentaram ao público a dupla voltagem da artista, do lado mais pop, com estilo lovesong e um toque de R&B, ao mood vindo das batalhas de rap, com linguagem de rua, rimas mais intensas e muita dança. As composições são baseadas em suas vivências e trazem uma bagagem de reflexões sócio-políticas e relações amorosas. Entre as participações especiais estão Xenia França, Tasha & Tracie, Dada Yute, Jé Santiago e Lucas Boombeat.

Em 2020, foi indicada ao Grammy Latino na categoria internacional "Melhor Vídeo Musical Versão Curta” pelo clipe de "Cubana", faixa que integra o álbum "Bivolt". Além da indicação à maior premiação da música latina, a rapper recebeu diversos outros reconhecimentos por seu trabalho no mesmo ano. Após vencer em duas categorias no prêmio RAP SH!T (MC do Ano e Álbum Ano), Bivolt conquistou também as categorias Melhor Clipe e MC do Ano (feminino) na premiação do RAPTV, um dos maiores portais do segmento de música urbana.

Em 2021, após lançar os singles “Pimenta”, ao lado de Gloria Groove, e “Eu & Tu!”, com participação de Emicida, Bivolt apresenta o segundo álbum de sua carreira, “Nitro”, totalizando oito faixas, sendo seis inéditas - entre elas a música de trabalho “Raspa Placa”, em parceria com a artista pernambucana Duda Beat. No mesmo ano, a artista teve sua foto estampada na Times Square, em Nova York, em uma ação do Spotify, e o anúncio de sua primeira música a integrar uma trilha sonora da novela "Um Lugar Ao Sol", estreando no horário nobre da maior emissora de TV brasileira.

Em 2022, Bivolt abriu o ano se apresentando pela primeira vez em solo internacional, com três shows no South By Southwest (SXSW), um dos maiores eventos de música e inovação do mundo no Texas, Estados Unidos. Em seguida, a cantora fez sua estreia no Lollapalooza ao ser convidada por Emicida e Planet Hemp para o show de tributo a Taylor Hawkins, dividindo o palco com outros nomes como Racionais MCs, Djonga,  Criolo, Rael e Drik Barbosa.

Em 03/03/2023, Bivolt apresentou ao público o single “Tira Uma Foto” em parceria com o renomado produtor musical Nave Beatz. A faixa chega como aquecimento para o novo projeto da artista,, com previsão de lançamento para este ano.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

  • Bivolt (2020)
  • Nitro (2021)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Bivolt
Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.