Bae Doona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Doona Bae
Bae Doona
Bae Doona em 2018
Nome completo 배두나
Nascimento 11 de outubro de 1979 (44 anos) (40 idade coreana)
Seul Coreia do Sul Coreia do Sul
Nacionalidade sul-coreana
Educação Universidade Konkuk
Ocupação Atriz
Atividade 1998 - presente

Doona Bae (hangul: 배두나; 11 de outubro de 1979) é uma atriz e fotógrafa sul-coreana.[1][2] Tornou-se reconhecida internacionalmente após interpretar uma ativista política no filme Sympathy for Mr. Vengeance (2002)[3] e a boneca inflável Hirokazu Koreeda em Air Doll (2009) e a policial em Stranger (2017). Recentemente, participou de diversos trabalhos de The Wachowskis, como A Viagem (Cloud Atlas), Jupiter Ascending, Sense8.[4][5]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bae nasceu em Seul, Coreia do Sul. Crescendo, Bae seguiria sua mãe, Kim Hwa-young, uma atriz de palco na Coreia, ao redor do teatro e salas de ensaio, aprendendo linhas de diálogo enquanto seguia. Isso não conduziu inicialmente Bae para agir, dizendo: "As pessoas podem dizer que, desde que minha mãe é atriz de teatro, tornei-me uma atriz. Mas para mim, essas experiências provavelmente tiveram o efeito oposto. Pelo contrário, porque eu vi muitos ótimos atores trabalhando com minha mãe, pensei que este era um trabalho, apenas pessoas com talento extraordinário poderiam fazer".

Carreira[editar | editar código-fonte]

Um estudante da Universidade de Hanyang em 1998, Bae foi explorado por uma agência de talentos modelo enquanto caminhava em Seul. Isso levou a modelagem de roupas para o catálogo COOLDOG, entre outros. Em 1999, ela mudou a atuação antes de completar seus estudos na Universidade Hanyang, estreando na Escola de TV. Mais tarde naquele ano, ela apareceu como o fantasma no The Ring Virus, um remake coreano do filme de terror japonês Ring.

Em 2000, o diretor Bong Joon-ho colocou-a no filme Barking Dogs Never Bite por sua vontade de fazer a parte sem maquiagem, algo que outras atrizes sul-coreanas não estavam dispostas a fazer. Em Kim So-young de documentário História Trilogy das Mulheres (2000-2004), Bae declarou sua admiração pela veterana atriz sul-coreana Yoon Jeong-hee; Yoon retornou o elogio, dizendo: "Bae Doo-na possui seu mundo". Neste mesmo documentário, Bae compartilhou como sua cena mais memorável foi perseguida pelo homem sem-teto em todo o apartamento em Barking Dogs Never Bite. No mesmo ano, ela deu uma performance de risco (embora com um corpo duplo para as cenas mais intensas) em Plum Blossom, e lentamente começou a trabalhar mais na televisão.

Seguiu-se por mais dois sucessos críticos, o Take of my Cat de 2001, dirigido por Jeong Jae-eun, e a Sympathy for Mr. Vengeance de 2002, dirigida por Park Chan-wook.

2003 foi menos gentil para a Bae, já que viu o flop do Tube e Spring Bears Love na bilheteria. Depois de completar a fotografia principal no Spring Bears Love, Bae decidiu tirar um tempo fora do filme, dizendo: "Nunca morei nem uma vez sem ter nada a fazer. No momento em que um filme foi apresentado à imprensa, quase sempre estava atirando no próximo Um [...] eu pensei por mim mesmo: agora meu primeiro ciclo já acabou. Enquanto eu descansava um pouco, queria fazer um novo começo".

Durante seu hiato na tela grande, Bae tomou a fotografia, grande parte da qual pode ser vista entre seu blog oficial e seus livros de fotos fotográficos publicados. Ela também continuou a trabalhar na TV, estrelando em Country Princess e Rosemary. Finalmente entrou em uma etapa de teatro em 2004, para uma produção de Sunday Seoul (para não confundir com o filme sul-coreano do mesmo título), uma peça coescrita por Park Chan-wook.

Em 2005, Bae deu uma volta memorável como estudante de intercâmbio que se junta a uma banda no filme japonês Linda Linda Linda, depois jogou uma mulher divorciada na série de televisão Omnibus experimental Beating Heart.

Ela se reuniu com o Bong Joon-ho em The Host de 2006 , que se tornou o filme de maior bilheteria na história do box office sul-coreano. Por seu papel, ela treinou em tiro com arco durante meses que lhe disseram se ela realmente queria, ela tinha talento suficiente para chegar a um nível de amador. Ela então voltou para a televisão, através da série Someday e Como conhecer um vizinho perfeito.

Depois de ganhar elogios para a Air Doll, um filme de 2009 do diretor japonês Hirokazu Koreeda sobre uma boneca sexual inflável que desenvolve uma alma e se apaixona, Bae fez séries de TV de trás a volta Em 2010, desempenhando um professor de ensino médio em Master of Study, e uma cantora do clube nocturno no drama Gloria no final de semana.

Seu filme de esporte de 2012 As One foi baseado na história verdadeira do campeonato mundial de tênis de mesa realizado em Chiba, Japão em 1991, onde o jogador norte-coreano Ri Bun-hui e o jogador sul-coreano Hyun Jung-hwa superaram suas dificuldades e se uniram para derrotar o Time chinês imbatível. Bae e co-estrela Ha Ji-won foram treinados pela própria Hyun , e Bae aprendeu a jogar canhoto como Ri. Depois ela fez uma breve aparição na ficção científica filme Doomsday Livro.

Bae fez sua estréia na língua inglesa, Hollywood, em Cloud Atlas , como Sonmi 451, um clone na Coreia distópica. Ela também desempenhou os papéis menores de Tilda Ewing, a esposa de um abolicionista em pré- Guerra Civil América , e uma mulher mexicana que cruza o caminho de um assassino. Co-dirigido polas Wachowski e Tom Tykwer, a US $ 100 milhões de adaptação de David Mitchell novela estreou no Toronto International Film Festival 2012 para comentários de divisão, embora o desempenho do Bae foi unanimemente elogiado pela crítica.

De volta à Coréia, Bae estreou no filme de 2014 A Girl at My Door, dirigido por Jung de julho e produzido por Lee Chang-dong. Jogando um policial de pequena cidade que tenta salvar uma jovem misteriosa que ela suspeita é vítima de violência doméstica, Bae disse que estava tão fascinada com a história e o papel emocionalmente desafiador que decidiu estrelar no filme sem pagamento três horas depois de ler o script. O filme estreou na seção Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes de 2014, e Bae mais tarde ganhou a Melhor Atriz no Asian Film Awards.

Em 2015, ela retomou com as irmãs Wachowski para sua ópera espacial Jupiter Ascending , na qual desempenhou um pequeno papel de apoio como um caçador de recompensas. Sense8, uma série americana de ficção científica criada pelas Wachowskis (na terceira colaboração de Bae com eles) e co-escrita por J. Michael Straczynski . Cerca de oito estranhos de diferentes culturas e partes do mundo que compartilham uma visão psíquica violenta e de repente se encontram telepaticamente conectados, Sense8 começou a transmitir em Netflix em 2015.

Ela então apareceu em um filme na web de 90 minutos dirigido por seu irmão mais velho, o diretor comercial Bae Doo-han. Titled Red Carpet Dream, é uma biografia de como Bae sonhou em se tornar atriz quando era jovem e sua carreira de 20 anos. Comissionado para o 20º aniversário do Festival Internacional de Cinema de Busan e patrocinado pela MAC Cosmetics , o filme foi exibido no festival, bem como no Facebook e no canal a cabo CGV.

Na tela grande, Bae estrelou ao lado de Ha Jung-woo no filme de sobrevivência The Tunnel. Ela juntou-se com o diretor japonês Shunji Iwai e o ator Kim Joo-hyuk para o curta-metragem, a carta de Chang-ok.

Bae voltou às telas de TV coreanas em 2017 com o misterioso thriller Stranger, jogando um policial apaixonado. A série foi um sucesso e ganhou críticas favoráveis ​​para sua trama apertada, sequências emocionantes e performances fortes. Bae está programado para aparecer no próximo filme de The Romance, um o thriller de corrupção romântica e policial Drug King.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
1999 The Ring Virus Park Eun-seo
2000 Barking Dogs Never Bite Park Hyun-nam
Plum Blossom Seo Nam-ok
2001 Take Care of My Cat Yoo Tae-hee
2002 Sympathy for Mr. Vengeance Cha Young-mi
Saving My Hubby Jung Geum-soon
2003 Tube Song In-kyung
Spring Bears Love Jung Hyun-chae
2005 Linda Linda Linda Son
Tea Date Sun-hee[6]
2006 The Host Park Nam-joo
2009 Air Doll Nozomi
2012 Doomsday Book Adult Park Min-seo
As One Ri Bun-hui
Cloud Atlas Tilda Ewing
2014 A Girl at My Door Lee Young-nam
2015 Jupiter Ascending Razo
2016 Teo-neol Se-hyun
2017 Chang-ok’s Letter Eun-ha
2018 Drug King Kim Jeong-ah
2020 Iamhere Soo
TBA Broker TBA
The Next Sohee Detective Eugene
Rebel Moon[7] TBA

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
1998 Angel's Kiss
1999 School Bae Doo-na
Ad Madness Pyo Roo-na
2000 Love Story Young-yi
Look Back in Anger Lee Mi-na
Cruise Ship of Love Bae Doo-na
RNA Park Se-mi
I Want To Keep Seeing You Ham Choon-bong
Mothers and Sisters Gong Chan-mi
2001 Open Drama Man & Woman
2003 Country Princess Lee Eun-hee
Rosemary Shin Kyung-soo
2005 Beating Heart Bae Doo-na
2006 Someday Hana Yamaguchi
2007 How to Meet a Perfect Neighbor Jung Yoon-hee
2010 Master of Study Han Soo-jung
Gloria Na Jin-jin
2015-18 Sense8 Sun Bak
2017-atual Stranger Han Yeo-jin
2018 Matrimonial Chaos Kwang Hwi-roo
2019-atual Kingdom Seo-bi
2019 Persona -
2021 O Mar da Tranquilidade Dra. Song Ji-an

Clipes musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Canção Artista
2000 "You" Fish
"Party Time" Ray Jay
"단" Kim Don-kyoo
2007 "Every Time I Look at You" Kang Kyun-sung
2009 "Tsumetai Ame" Every Little Thing
2010 "Seesaw" / "Confession" Kim C/Hot Potato
"Temperature of Separation" Yoon Jong-shin com You Hee-yeol

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Canção Álbum
2005 リンダ リンダ ("Linda Linda") Linda Linda Linda OST
僕の右手 Boku no Migite ("My Right Hand")
終わらない歌 Owaranai Uta ("Never Ending Song")
2010 글로리아 ("Gloria") Gloria OST
바보랍니다 ("I'm a Fool")
"Ready to Fly" (feat. Jung Jae-yun)

Prêmios & Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeação Resultado Ref.
1999 KBS Drama Awards Best New Actress School, Ad Madness Venceu
2000 37th Grand Bell Awards Best New Actress Barking Dogs Never Bite Indicada
21st Blue Dragon Film Awards Best New Actress Venceu [8]
3rd Director's Cut Awards Best New Actress Plum Blossom Venceu
KBS Drama Awards Popularity Award RNA Venceu
2001 21st Korean Association of Film Critics Awards Best Actress Take Care of My Cat Venceu
9th Chunsa Film Art Awards Best Actress Venceu [9]
2nd Women in Film Korea Awards Best Actress Venceu
2002 38th Baeksang Arts Awards Best Actress (Film) Venceu [10]
3rd Busan Film Critics Awards Best Actress Venceu [11]
23rd Blue Dragon Film Awards Best Actress Sympathy for Mr. Vengeance Indicada [12]
2003 MBC Drama Awards Excellence Award, Actress Country Princess Indicada [13]
2006 27th Blue Dragon Film Awards Best Supporting Actress The Host Indicada [14][15][16]
9th Director's Cut Awards Best Performers Award (ensemble cast) Venceu [17][18]
2007 SBS Drama Awards Excellence Award, Actress in a Miniseries How to Meet a Perfect Neighbor Indicada
2010 19th Tokyo Sports Film Awards Best Actress Air Doll Venceu [19][20]
33rd Japan Academy Prize Best Actress Indicada [21][22][23][24]
4th Asian Film Awards Best Actress Indicada [25]
23rd Takasaki Film Festival Best Actress Venceu [26][27][28]
MBC Drama Awards Excellence Award, Actress Gloria Indicada [29]
KBS Drama Awards Netizens' Award, Actress Master of Study Indicada [30]
Excellence Award, Actress in a Miniseries Indicada
2014 30th Golden Rooster and
Hundred Flowers Awards
Best Actress in a Foreign Film A Girl at My Door Venceu [31][32]
23rd Buil Film Awards Best Actress Indicada [33]
2015 20th Chunsa Film Art Awards Best Actress Venceu [34]
9th Asian Film Awards Best Actress Venceu [35][1][36][37]
2nd Wildflower Film Awards Best Actress Indicada [38]
51st Baeksang Arts Awards Best Actress (Film) Indicada [39]
2016 37th Blue Dragon Film Awards Best Supporting Actress The Tunnel Indicada
Popular Star Award Venceu
53rd Grand Bell Awards Best Actress Indicada
2017 53rd Baeksang Arts Awards Best Supporting Actress Indicada
22nd Chunsa Film Art Awards Best Supporting Actress Indicada

Referências

  1. a b Ahn, Woorim (27 de março de 2015). «Bae Doona Wins The Best Actress Award at the 9th Asian Film Awards». BNTNews 
  2. Chow, Vivienne (25 de março de 2015). «Blind Massage takes top honour at Macau's 9th Asian Film Awards». South China Morning Post 
  3. Lovatt, Phoebe (fevereiro de 2013). «Lana Wachowski selects Doona Bae». Dazed Digital 
  4. Puchko, Kristy (19 de abril de 2013). «Doona Bae Reteams With The Wachowski Siblings For Jupiter Ascending». Cinema Blend 
  5. Park, Si-soo (6 de abril de 2014). «Korean stars grace Hollywood movies». The Korea Times 
  6. «BIFF 2005 Archives: Tea Date». Busan International Film Festival. Consultado em 24 de julho de 2012 
  7. Sharf, Zack; Sharf, Zack (9 de fevereiro de 2022). «'Rebel Moon' First Look: Zack Snyder Debuts Concept Art From His 'Star Wars'-Inspired Netflix Epic». Variety (em inglês). Consultado em 10 de fevereiro de 2022 
  8. "21st Blue Dragon Awards". Blue Dragon Film Awards (in Korean). Retrieved 2012-12-04.
  9. "Korean Film Awards, 1962-present". Koreanfilm.org. Retrieved 2012-10-28.
  10. "38th Baeksang Arts Awards" Arquivado em 2012-03-17 no Wayback Machine. Baeksang Arts Awards (in Korean). Retrieved 2012-12-04.
  11. Paquet, Darcy (19 de outubro de 2005). «Film Awards Ceremonies in Korea». Koreanfilm.org 
  12. "23rd Blue Dragon Film Awards". Blue Dragon Film Awards (in Korean). Retrieved 2012-12-04.
  13. "2003 MBC Drama Awards". iMBC.com (in Korean). Retrieved 2013-04-02.
  14. "27th Blue Dragon Film Awards". Blue Dragon Film Awards (in Korean). Retrieved 2012-12-04.
  15. 다정하게 손잡고 들어서는 배두나-고아성 (em Korean). Star News via Daum. 15 de dezembro de 2006 
  16. Jamier, Samuel (15 de dezembro de 2006). «The 27th Blue Dragon Awards». Tracking the Blue Dragon Dumplings. Arquivado do original em 20 de março de 2014 
  17. Yi, Chang-ho (28 de dezembro de 2006). «Director's Cut Awards Diversity of Films». Korean Film Biz Zone 
  18. «Hong Wins Director of the Year Award». The Chosun Ilbo. 26 de dezembro de 2006 
  19. Hong, Lucia (21 de janeiro de 2010). «Actress Bae Doona wins third award in Japan». 10Asia 
  20. «Bae Doo-na Wins Three Acting Awards in Japan». The Chosun Ilbo. 22 de janeiro de 2010 
  21. Han, Sang-hee (23 de dezembro de 2009). «Bae Doo-na Receives Award From Japan Academy Prize». The Korea Times 
  22. Chang, Tony (23 de dezembro de 2009). «Actress Bae Doo-na receives lead actress award in Japan». Yonhap News Agency 
  23. «Bae Doo-na Wins Japanese Best Actress Award for Air Doll». KBS Global. 24 de dezembro de 2009 
  24. «The 33rd Japan Academy Awards». Zimbio. 4 de março de 2010 
  25. «4th AFA Nominees & Winners». Asian Film Awards. 20 de janeiro de 2010 
  26. Ko, Kyoung-seok (14 de janeiro de 2010). «Bae Doona wins best actress award at Japanese film fest». 10Asia 
  27. Lee, Hyo-won (14 de janeiro de 2010). «Bae Doo-na Named Best Actress». The Korea Times 
  28. 배두나 日최우수 여우주연상 수상 (em Korean). Sportsworldi.com. 15 de janeiro de 2010 
  29. «'2010 MBC 연기대상' 여자 우수상, 박은혜-이소연 공동수상 "울컥"» (em Korean). Union Press. 31 de dezembro de 2010 
  30. «2010 KBS 연기대상» (em Korean). KBS. Consultado em 30 de março de 2014 
  31. Conran, Pierce (29 de setembro de 2014). «BAE Doo-na Nabs Golden Rooster in China». Korean Film Biz Zone 
  32. Lee, Sung-eun (30 de setembro de 2014). «Bae Doo-na receives Golden Rooster». Korea JoongAng Daily 
  33. Kim, June (6 de outubro de 2014). «SHIM Eun-kyung, SONG Kang-ho, HONG Sangsoo and ROARING CURRENTS Win at 23rd Buil Film Awards». Korean Film Biz Zone 
  34. «"Chunsa Film Art Awards" 'A Hard Day' takes home Grand Prix, Ha Jeong-woo and Bae Doona win best actor and actress». 18 de março de 2015 
  35. «S. Korea's Bae Doona wins best actress at Asian Film Awards». Yonhap News Agency. 27 de março de 2015 
  36. «S. Korea's Bae Doona wins best actress at Asian Film Awards». The Korea Herald. 27 de março de 2015 
  37. Park, Mary (27 de março de 2015). «Asian Film Awards Honor 2 Koreans». BusinessKorea 
  38. Bechervaise, Jason (1 de abril de 2015). «A Girl at My Door gets 7 Wildflower Awards nominations». The Korea Times 
  39. Lee, Seung-mi (27 de maio de 2015). [51회 백상] 배두나가 보여준 '월드 배우'의 매너와 진심 (em Korean). IS Plus 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]