Balun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Funcionamento de uma linha balanceada

Balun é um conversor que casa impedância para que não haja perda de sinal. Além disso ele transforma uma linha balanceada em desbalanceada e vice-versa, ou seja, transforma cabo coaxial em paralelo, ou, paralelo em coaxial. Geralmente seu conversor é de 75 ohms para a 300 ohms. Seu circuito é baseado em dois indutores ligados paralelamente.

Balun é a junção das palavras inglesas "balanced" + "unbalanced". Dois tipos de sinal muito discutidos em sistemas de som. Os baluns são conversores entre esses dois tipos de sinal, onde um condutor leva o sinal original (+) e outro condutor leva o sinal com sua senoide invertida (-). É no receptor do sinal que a magia acontece: ele inverte o sinal que já vinha invertido, ao fazer isso, todo o ruído obtido na transmissão é cancelado, pois ocorre o fenômeno da interferência destrutiva, e o resultado é um sinal limpo.

Muito usado em sistemas de vídeo. possibilita a conversão de cabo coaxial para par trançado, reduzindo os custos de instalação de CFTV analógico via cabo UTP. Apresenta proteção contra surtos de tensão e permite grande alcance de sinal, são 350 metros em modo colorido e 600 metros em modo preto e branco alguns modelos encontrados no mercado

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.