Bandeira das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul
Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul
Aplicação
Proporção 1:2
Adoção 1999
Tipo Nacionais
Bandeira hastada no museu de Grytviken, capital do arquipélago

A bandeira das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul foi aprovada em 1985, quando foi criado o Território. Anteriormente o Território foi uma parte das Ilhas Falkland e utilizou a mesma bandeira. A bandeira está sobre os principais edifícios do governo da Ilha de Geórgia do Sul, e das bases científicas do British Antarctic Survey. A bandeira está disponível para o Comissário Civil do Território. Como o Comissário Civil é também o governador das Ilhas Falkland, a bandeira é só usada quando o comissário visita o Território.

História[editar | editar código-fonte]

A bandeira foi aprovada em 1985, quando foi criado o Território. Anteriormente o Território foi uma parte das Ilhas Falkland e utilizou a mesma bandeira.

Antes de 1985, a área era administrada como uma dependência das Ilhas Falklands. O brasão de armas das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul foram concedidos por mandado real em 14 de fevereiro de 1992.[1] O site do território possui uma cópia do mandado, que trata apenas das armas e não menciona nenhuma bandeira. Depois que as armas foram concedidas em fevereiro de 1992, o governo regional começou a usá-las na Bandeira Azul Britânica, como é habitual nas dependências britânicas. O Boletim da Bandeira, XXXII: 2 (1993), descreve o escudo concedido em 14 de fevereiro de 1992 para comemorar a libertação das ilhas da ocupação argentina.

Características[editar | editar código-fonte]

Brasão das Ilhas Geórgia e Sandwich do Sul

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção comprimento-largura de 2:1. É um pavilhão azul Britânico carregado com o Brasão de armas da Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul no batente (lado inferior esquerdo). O brasão é composto por um escudo contendo um leão dourado galopante segurando uma tocha. O fundo do escudo é um xadrez azul e branco. Os apoiantes são um leão-marinho e um pinguim-macaroni. O azul da bandeira é o Pantone 281C, e o vermelho, 186C.[2]

O lema, em baixo do escudo, é uma inscrição em latim Leo Terram Propriam Protegat, que quer dizer "(Deixe o) Leão proteger a sua própria terra)".

Cores padrão da Bandeira das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul
Cor Sistema Pantone CMYK RGB Hex
Branco 0.0.0.0 255, 255, 255 #FFFFFF
Azul 281C[3] 100.78.0.57[3] 0, 32, 91[3] #00205B[3]
Vermelho 186C[4] 0.100.80.5[4] 200, 16, 46[4] #C8102E[4]

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

O leão segurando uma tocha representando o Reino Unido e a tocha que ele segura representa descoberta e exploração do local. [5] O leão-marinho e o pinguim-macaroni representam os animais nativos das ilhas. O fundo do xadrez do vem das as armas de James Cook, que descobriu as ilhas.[6]; do mesmo modo que as estrelas.[5]

Bandeira do Comissário[editar | editar código-fonte]

bandeira do governador

O comissário das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul tem uma bandeira separada, uma bandeira da União com o seu brasão de armas ao centro.[7] Esse design é semelhante às bandeiras dos outros Governadores nos territórios ultramarinos britânicos. A bandeira governamental deve ser usada na Casa do Governo quando o governador estiver em residência ou dentro do território.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.sgisland.gs/index.php/(g)heraldry?useskin=gov
  2. http://www.vexilla-mundi.com/south_georgia_and_the_south_sandwich_islands_flag.html
  3. a b c d «Pantone 281C». Pantone. Consultado em 19 de junho de 2020 
  4. a b c d «Pantone 186C». Pantone. Consultado em 19 de junho de 2020 
  5. a b Znamierowski, A (2001). The Worl Encyclopedia of Flags. [S.l.]: Lorenz Books 
  6. https://fotw.info/flags/gs.html
  7. https://fotw.info/flags/gs.html#com