Banheira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Banheira
Tipo
recipiente
equipamento de canalização (en)
Utilização
Uso
lavar (en)
banho
Uma banheira clássica.

Uma banheira é um utensílio doméstico construído para as pessoas tomarem banho como cuidado de higiene[1].

Nas casas modernas, a banheira encontra-se fixa no banheiro, é geralmente construída em Acrílico (plástico) ou gel coat, espécie de resina sintética, em ambos os casos apresenta um reforço estrutural de fibra de vidro do lado interno. Normalmente é equipada, para além de torneiras também com um chuveiro. Muitas vezes, pode fechar-se com cortinas, geralmente de plástico ou com portas de vidro ou plástico, para evitar que a água do banho se espalhe no chão do banheiro.

Sendo basicamente um recipiente, para se banhar em sua residência, Hotel ou outro local, sendo fundamental a presença de um ralo; ou seja, um local para se esvaziar a água desse recipiente, tina ou "minúsculo lago".

Antigamente, a banheira começou por ser uma grande bacia, sempre com um ralo ou local para se esvaziar e reaproveitar as -aguas sempre, uma vez que costumam gastar muita água para molhar as plantas, lavar o carro ou outra serventia. Geralmente de ferro esmaltado ou chapa inoxidável que se podia guardar quando não estava em uso. Nesse tempo, principalmente nos países com invernos frios em que o banheiro se encontrava fora da casa, com o objetivo de irrigar a orta, onde se plantavam as verduras e encontrava-se um Bosque, de árvores que arejavam ao ambiente residencial, e o banho era tomado na cozinha, o cômodo mais quente da casa.

As banheiras são bastante comuns em países da Europa e América do Norte. Tal fato ocorre devido ao clima frio durante o inverno em tais países, tornando o banho por imersão em uma banheira mais relaxante e protegendo melhor do frio que um banho de chuveiro comum.[carece de fontes?]

As banheiras podem ser divididas em três tipos, banheiras de hidromassagem, banheira Spa (também conhecida como Jaccuzi) e banheiras free-standing.

Banheira de hidromassagem[editar | editar código-fonte]

Uma banheira de hidromassagem é uma banheira equipada com um ou mais jatos de água e ralo posicionado geralmente escondido, mais elegante e seguro, no caso de crianças. Estes jatos são criados por uma motobomba que puxa a própria água da banheira e a devolve pressurizada através de bocais fixados no casco da banheira. As banheiras de hidromassagem além de atender ao banho diário como um cuidado de higiene também estão relacionadas ao relaxamento e a hidroterapia.

Banheira SPA[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma banheira de hidromassagem para uso coletivo com capacidade para várias pessoas, um pequeno Lago. Normalmente é mais profunda que as banheiras convencionais e tem sistemas de ralos embutidos que filtragem para reutilização da água. São instaladas em áreas externas ou em amplas salas de banho. As banheiras SPAS são mais bem equipadas que as banheiras de hidromassagem convencionais. Além de motobombas para a pressurização dos jatos de hidro, frequentemente são equipadas com sistemas de iluminação sub-aquática além de aquecimento elétrico ou a gás. Estes modelos de banheiras possuem normalmente mais jatos e motores para realizar a hidromassagem chegando até em 180 jatos.

Banheira free-standing[editar | editar código-fonte]

Utilizadas nos ambientes mais requintados do mundo, as banheiras free-standing possibilitam grande flexibilidade ao projeto arquitetônico, uma vez que não necessitam de alvenaria. Sua instalação, portanto, pode ser feita em qualquer local do banheiro ou até mesmo fora dele, no quarto ou varanda por exemplo. Além disto podem facilmente ser retiradas e reinstaladas em outros ambientes ou residências, no caso de mudanças.

Banheira vitoriana[editar | editar código-fonte]

As banheiras vitorianas são o modelo elegante mais antigo, as primeiras com ralos escondidos, para a maior segurança das crianças e segue o estilo Victorniano e são fabricadas em Ferro Fundido Esmaltado ou ainda em Quarrycast (Um composto de rochas vulcânicas misturado a resina), como as banheiras antigas originais. O esmalte branco garante grande vida útil ao produto, além de fazer com que a banheira não amarele ou desbote como as banheiras de fibra.

Banheira contemporânea[editar | editar código-fonte]

As banheiras contemporâneas, assim como as banheiras vitorianas, com ralos escondidos nos cantos, também são fabricadas em ferro fundido esmaltado ou quarrycast, porém o diferencial delas é o design moderno, contemporâneo que combina com as novidades tecnológicas em metais sanitários e chuveiros termostáticos digitais usado nas salas de banho modernas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Banheira

Referências