Bart Berman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bart Berman
Nascimento 29 de dezembro de 1938 (79 anos)
Roterdã
Cidadania Reino dos Países Baixos, Israel
Alma mater Conservatorium van Amsterdam
Ocupação pianista

Bart Berman (Roterdão, 29 de dezembro de 1938) é um pianista e compositor neerlando-israelense, mais conhecido como intérprete de Franz Schubert e de música contemporânea. Estudou o piano com Jaap Spaanderman no Conservatório de Amsterdão e completou os seus estudos de piano com Theo Bruins e num masterclass com Alfred Brendel.

Como solista, Bart Berman obteve o Preço de Excelência dos Países Baixos, o Primeiro Prémio ao concurso Gaudéamus 1970 para intérpretes música contemporânea, a Coroa dos Amigos Concertgebouw e quatro primeiros preços aos concursos para jovens solistas. Aquando dos seus concertos, trabalhou com compositores como Pierre Boulez, Luciano Berio e György Ligeti. Dá concertos em Israel, Europa e Estados Unidos, como solista e em vários conjuntos de câmara.

Bart Berman estudou composição com Bertus van Lier ao Conservatório de Amsterdão e com Wouter Van den Berg. Compôs muito obras originais, cadenzas a todos os concertos de piano de Haydn, Mozart e Beethoven e segundas partes de piano para composições originais de Muzio Clementi e Daniel Steibelt. Bastante notável são as suas conclusões de sonatas incompletas para piano de Schubert e de A arte da fuga de J.S. Bach.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]