Basset Hound

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade. Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
Basset Hound
Basset vermelho e branco
Nome original Basset Hound
País de origem  França
Características
Peso 30-35 kg
Altura 28-38 cm na cernelha
Expectativa de vida 10-13 anos
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 6 - Sabujos e raças assemelhadas
Seção 1.3 - Sabujos de pequeno porte
Estalão #163 - 27 de abril de 1989

O Basset Hound é uma raça de cães oriunda da França. Foi desenvolvida durante a idade média por monges, cruzando o Bloodhound e o Beagle, com o intuito da realização de caça a pé. Seu faro é muito potente, perdendo apenas para o do Bloodhound. O nome basset vem da palavra francesa "bas" que significa "baixo" ou "anão", e "hound" da palavra em inglês que significa caça.

Características físicas[editar | editar código-fonte]

Possuem entre 33 e 38 cm de altura e seu peso fica entre 30Kg e 45Kg (dependendo do seu porte/genética). É considerado um cão de médio porte.

Têm pelo liso e curto. As cores consideradas aceitáveis para os padrões da raça são: tricolores (preto, marrom e branco) ou bicolores (branco e marrom ou preto e branco), a distribuição e padrão das cores não possuem importância.

As orelhas longas são característica da raça, tendo a funcionalidade de trazer os odores do chão para o nariz. Possui baixa estatura para ficar rente ao chão, consequentemente dos odores, e também para possibilitar o acompanhamento dos caçadores a pé. O excesso de pele tem o mesmo objetivo do Bloodhound, quando o cão se abaixa para farejar a pele cobre os seus olhos o deixando temporariamente cego, isso possibilita que o animal se concentre apenas no faro. Possui uma cauda longa, curvilínea para cima, afinada no final e com a ponta branca, o padrão é de que quando o Basset Hound caminhe a cauda aponte para cima, com o intuito (juntamente com a ponta branca) de avistar o cão no meio da vegetação.

Temperamento[editar | editar código-fonte]

Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.

O Basset Hound é uma raça de cães calmos quando adulto. Diferente da sua aparência, ele é um cão de personalidade forte, sendo muito impulsivo e geralmente não aceita comandos. Quando filhote é muito agitado e brincalhão, mas com o passar do tempo seu comportamento se estabiliza e torna- se calmo e sonolento. São extremamente leais, sensíveis, carinhosos e ciumentos.[1]

São bastante amigáveis perto de desconhecidos e sempre dispostos a fazer novas amizades. Por isso são muito indicados como animais de estimação para famílias com crianças, mas deve-se levar em consideração seu elevado peso, que pode acarretar acidentes; ele convive muito bem com outros animais de estimação. Por viver tão bem em grupo, é recomendável que um basset tenha a companhia de um outro animal de estimação, caso fique muito tempo sem a presença de seus donos. Essa companhia ajuda-o a manter-lo longe de problemas. Ou seja, eles detestam ficar sozinhos, latindo e uivando quando isso acontece. Como comem muito e são menos agitados que a maioria das raças, eles sempre estão dispostos a realizar exercícios, como caminhadas ou brincadeiras com seus donos. Gostam muito também de atividades onde possam exercitar o seu poderoso faro.[2] A raça tem um instinto muito forte da caça e iniciará uma perseguição a pássaros, aves e a quase qualquer coisa que se mova, inclusive a odores, sempre que for possível. Por isso é recomendável sempre deixá-los presos a uma guia quando passeando na rua.[3] Os bassets latem quando querem algo ou querem sugerir que não gostam de algo. Usam também uma lamentação baixa, quase um murmúrio, para chamar a atenção, o que soa a muitos proprietários como se seus Bassets “estivessem falando.”

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Basset Hound

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.