Basset Hound

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Basset hound)
Basset Hound
Basset Hound
Basset Hound de coloração castanho e branco
Nome original Basset Hound
País de origem França
Características
Peso 30-35 kg
Altura 28-38 cm na cernelha
Pelagem Curto
Expectativa de vida 10-13 anos
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 6 - Sabujos e raças semelhantes
Seção 1.3 - Sabujos de pequeno porte
Estalão #163 - 27 de abril de 1989

O Basset Hound é uma raça canina oriunda da França, pertencente ao grupo Hound/Sabujos. Foi desenvolvida por monges durante a idade média, com o intuito de auxiliar a caça terrestre.[1] Seu faro é muito potente, perdendo apenas para o do Bloodhound. O nome Basset vem da palavra francesa "bas" que significa "baixo" ou "anão".

Características físicas[editar | editar código-fonte]

É considerado um cão de médio porte, com entre 33 e 38cm de altura e peso fica entre 30Kg e 45Kg. No entanto, esses valores podem variar em função do porte e da genética.

Têm pelo liso e curto. As cores consideradas aceitáveis para os padrões da raça são: tricolores (preto, marrom e branco) ou bicolores (branco e marrom ou preto e branco), a distribuição e padrão das cores não possuem importância.

As orelhas longas são característica da raça, tendo a funcionalidade de trazer os odores do chão para o nariz. Possui baixa estatura para ficar rente ao chão, consequentemente aos odores, e também para possibilitar o acompanhamento dos caçadores a pé. O excesso de pele tem o mesmo objetivo do Bloodhound, quando o cão se abaixa para farejar a pele cobre os seus olhos o deixando temporariamente cego, isso possibilita que o animal se concentre apenas no faro. Possui uma cauda longa, curvilínea para cima, afinada no final e com a ponta branca, o padrão é de que quando o Basset Hound caminhe a cauda aponte para cima, com o intuito (juntamente com a ponta branca) de avistar o cão no meio da vegetação.

Temperamento[editar | editar código-fonte]

O Basset Hound é uma raça de cães calmos quando adultos, mas com personalidade forte, sendo muito impulsivos e geralmente não aceitam comandos. Quando filhote são agitados e brincalhões, mas com o passar do tempo seu comportamento se estabiliza e torna-se calmo e sonolento. São extremamente leais, sensíveis, carinhosos e ciumentos.[1]

São bastante amigáveis perto de desconhecidos e sempre dispostos a fazer novas amizades, por isso são muito indicados como animais de estimação para famílias com crianças, mas deve-se considerar seu elevado peso, que pode acarretar acidentes. Eles convivem muito bem com outros animais de estimação e por viver tão bem em grupo, é recomendável que um basset tenha a companhia de outro animal de estimação, caso fique muito tempo sem a presença de seus donos, essa companhia ajuda a mantê-lo longe de problemas. Ou seja, detestam ficar sozinhos, latindo e uivando quando isso acontece.

Como comem muito e são menos agitados que a maioria das raças, estão sempre dispostos a realizar exercícios, como caminhadas ou brincadeiras com seus donos. Gostam muito também de atividades onde possam exercitar o seu poderoso faro.[2] A raça tem um instinto muito forte da caça e iniciará uma perseguição a pássaros, aves e a quase qualquer coisa que se mova, inclusive a odores, sempre que for possível. Por isso é recomendável sempre deixá-los presos a uma guia quando passeando na rua.[1] Os bassets latem quando querem algo ou querem sugerir que não gostam de algo. Usam também uma lamentação baixa, quase um murmúrio, para chamar a atenção, o que soa a muitos proprietários como se seus Bassets “estivessem falando.”

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Basset Hound

Referências

  1. a b c «Padrão Oficial». www.lakepark.com.br. Consultado em 6 de março de 2019 
  2. Times, The Dog´s. «Dog Times - Como criar bem seu cachorro. Adestramento e curiosidades sobre cães.». www.dogtimes.com.br. Consultado em 6 de março de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.