Batalha de Germantown

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Batalha de Germantown
Guerra da Independência dos Estados Unidos
Germantown.jpg
As forças americanas sitiam a Mansão de Chew durante a Batalha de Germantown
Data 4 de Outubro de 1777
Local Germantown, Filadélfia, Pensilvânia
Desfecho Vitória britânica[1]
Beligerantes
Flag of the United States (1777-1795).svg Estados Unidos  Grã-Bretanha
Comandantes
Flag of the United States (1777-1795).svg George Washington
Flag of the United States (1777-1795).svg Nathanael Greene
Flag of the United States (1777-1795).svg John Sullivan
Flag of the United States (1777-1795).svg William Alexander
Flag of the United States (1777-1795).svg William Smallwood
Flag of the United States (1777-1795).svg Moses Hazen
Reino da Grã-Bretanha William Howe
Reino da Grã-Bretanha Lord Cornwallis
Reino da Grã-Bretanha Wilhelm Knyphausen
Forças
11 000[2] 9 000[3]
Baixas
152 mortos[4]
521 feridos[4]
438 capturados
71 mortos
448 feridos
14 desapareciddos[5]

A Batalha de Germantown foi um grande confronto na campanha de Filadélfia da Guerra Revolucionária Americana. Foi travada em 4 de Outubro de 1777, em Germantown, Pensilvânia, entre o exército britânico liderado por Sir William Howe e o exército continental americano, com o 2º regimento canadense, liderado por George Washington.

Depois de derrotar o Exército Continental na Batalha de Brandywine em 11 de Setembro e na Batalha de Paoli no dia 20 de Setembro, Howe superou Washington, conquistando Filadélfia, a capital dos Estados Unidos, em 26 de Setembro. Howe deixou uma guarnição de cerca de 3.000 soldados em Filadélfia, enquanto movia a maior parte de sua força para Germantown, então uma comunidade periférica da cidade. Ao ter conhecimento da divisão de tropas, Washington decidiu atacar os britânicos. O seu plano envolveu quatro colunas separadas que convergiram para a posição britânica em Germantown. As duas colunas de flanqueamento eram compostas por 3.000 milícias, enquanto o centro-esquerda, sob o comando de Nathanael Greene, o centro-direita sob o comando de John Sullivan, e a reserva sob o comamdo de Lord Stirling eram constituídos por tropas regulares. A ambição do plano era surpreender e destruir a força britânica, do mesmo modo que Washington tinha surpreendido e derrotado decisivamente os hessianos em Trenton. Em Germantown, Howe tinha a sua infantaria leve e o 40º Regimento a Pé espalhado como guarda avançada. No acampamento principal, Wilhelm von Knyphausen comandava a esquerda britânica, enquanto Howe liderava pessoalmente a direita britânica.

Um nevoeiro pesado causou grande confusão entre os americanos que se aproximavam. Depois de uma disputa acesa, a coluna de Sullivan suplantou a guarda avançada britânica. Despercebidos no nevoeiro, cerca de 120 homens do 40º Regimento a Pé Britânico barricaram a Mansão Chew. Quando a reserva americana avançou, Washington tomou a decisão errada de lançar vários assaltos aquela posição, que falharam com grandes baixas. Penetrando várias centenas de metros para além da mansão, a coluna de Sullivan ficou desanimada, com falta de munições e ouvindo fogo de canhão atrás delas. Quando eles se estavam a retirar, a divisão de Anthony Wayne colidiu com parte da força de Greene que chegava atrasada, no nevoeiro. Confundido-se mutuamente com o inimigo, abriram fogo e ambas as unidades recuaram. Enquanto isso, a coluna do centro esquerdo de Greene empurrou a direita britânica. Com a coluna de Sullivan repelida, a esquerda britânica flanqueou a coluna de Greene. As duas colunas da milícia só tinham conseguido desviar a atenção dos britânicos e não tinham feito nenhum progresso antes de se retirarem.

Apesar da derrota, a França, já impressionada com o sucesso americano em Saratoga, decidiu dar maior ajuda aos americanos. Howe não perseguiu vigorosamente os americanos derrotados, ao invés disso, voltou a sua atenção para a limpeza do Rio Delaware dos obstáculos em Red Bank e no Forte Mifflin. Depois de tentar sem sucesso atrair Washington para o combate na área de White Marsh, Howe retirou-se para Filadélfia. Washington, com o seu exército intacto, retirou-se para Valley Forge, onde suportou o inverno e retreinou as suas forças.

Referências

  1. Ward, pag. 371. "...unquestionably a defeat for the Americans..."
  2. Ward, pag. 362. "Washington informed Congress on September 28 that he had 8,000 Continentals and 3,000 militia at Pennypacker's Mill"
  3. Ward, pag. 362.
  4. a b Ward, pag. 371.
  5. McGuire, pag. 128.

Literatura Citada[editar | editar código-fonte]

  • Ward, Christopher. The War of the Revolution, Volume 1, The Macmillan Company, 1952.
  • McGuire, Thomas J. The Philadelphia Campaign, Vol. II: Germantown and the Roads to Valley Forge, Stackpole Books, Mechanicsburg, PA, 2006. ISBN 978-0-8117-0206-5.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.