Batalha dos Cinco Exércitos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Representação artistica da Montanha Solitária, o palco da batalha.

No livro O Hobbit de J. R. R. Tolkien, a batalha dos Cinco Exércitos foi uma guerra travada na Terceira Era entre Homens do lago, Anões das regiões das colinas de ferro, Elfos da floresta, Orcs ,Trolls e Wargs (estes contituindo juntos um dos exércitos) e mais tarde as Águias das montanhas sombrias, e os morcegos gigantes da fortaleza de gundabad.[1] Esta batalha acontece no limites de Erebor, a Montanha Solitária, a então habitação abandonada dos anões antes do ataque do dragão Smaug.[2]

A Batalha[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A batalha aconteceu após a morte do dragão Smaug, que muitos anos antes havia tomado a Montanha Solitária com todo o seu tesouro. Os homens queriam uma parte do tesouro para reconstruir suas vidas arruinadas pelo dragão que atacou a cidade do lago encontrando sua morte. Os elfos queriam também queriam parte no tesouro. Então Thorin enviou uma mensagem para seu primo Dáin Pé-de-Ferro Senhor das Colinas de Ferro pedindo ajuda. Os orcs queriam vingança e muito mais. Como tinham inimigos em comum, os humanos se aliaram com os elfos, anões contra os orcs, wargs e seus morcegos. Com a vinda do 5 exército o da águias os vitoriosos foram os anões e aliados, que repartiram o tesouro. Nesta guerra tombaram o Rei do povo de Durin Thorin filho de Thráin, Fili e Kili sobrinhos de Thorin, companheiros de Bilbo. Antes de Thorin morrer, ele diz suas últimas palavras ao Bilbo de ter cometido um erro. Após a morte de Thorin, Dáin governa Predefinição:Erebor, e a Perda Predefinição:Arken foi dada aos anões.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

A Batalha dos Cinco Exércitos foi introduzida na animação O Hobbit de 1977, da Rankin/Bass, dirigida por Jules Bass e Arthur Rankin, Jr.[3] Em 2013, foi anunciado que a Batalha seria adaptada na trilogia cinematográfica O Hobbit de Peter Jackson para o terceiro capítulo da série, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, em 2014.[4] A batalha serve como o clímax das adaptações cinematográficas do livro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tolkien 2009, p. 278
  2. Battle of Five Armies (em inglês) The Encyclopedia of Arda. Visitado em 29 de janeiro de 2013.
  3. Easterbrook, Martin, Open Box Review White Dwarf #3, Oct/Nov 1977 p 15.
  4. Érico Borgo (25 de Dezembro de 2012). O Hobbit - Lá e de Volta Outra Vez terá filmagens em 2013 (em português) UOL Omelete. Visitado em 29 de janeiro de 2013.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]