Beilhique de Aidim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Beilhique de Aydin)
Ir para: navegação, pesquisa



Beilhique de Aidim
Anatolian Seljuk Sultanate.JPG
1308 – 1426 Ottoman flag alternative 2.svg
Localização de Aidinidas
Beilhique de Aidim entre 1315-1375
Continente Ásia
Região Anatólia
País Turquia
Capital Birgi
Ayasluğ
Língua oficial língua turca
Religião Islã
Governo Emirado
Período histórico Idade Média
 • 1308 de 1308 Colapso do Sultanato de Rum
 • 1426 de 1426 Anexado pelo Império Otomano

O Beilhique de Aidim[1] ou Aidin[2] (em turco: Aydınoğulları), conhecido também com Principado de Aidin (em turco: Aydın Beyliği), foi um dos beilhiques da Anatólia governado pela dinastia aidinida. Sua primeira capital foi Birgi e, posteriormente, Ayasluğ (atual Selçuk). O principado foi fundado no século XIV pelos turcos oguzes após o declínio do Sultanato de Rum e foi batizado em homenagem ao seu fundador, Aidinoglu Maomé Bei.

História[editar | editar código-fonte]

Os aidinidas foram também os soberanos do porto de Esmirna (atual Izmir) durante todo o período e da cidade por um período. Especialmente durante o reinado de Umur, o Leão, os aidinidas se tornaram uma importante força militar naval[3], o que teve um papel crucial na guerra civil bizantina de 1341-1347, na qual Umur se aliou com João VI Cantacuzeno.

Em contrapartida, o principado foi atacado pelos cruzados latinos, na chamada cruzada esmirniota, que tomou a cidade. O beilhique foi incorporado pelo Império Otomano pela primeira vez em 1390 e, depois da passagem de Tamerlão pela Anatólia em 1402 e do caos que se seguiu e que durou até 1425, seus territórios se tornaram novamente - e definitivamente - parte do reino otomano.

Os beis de Aidim deixaram muitas importantes obras arquitetônicas, principalmente nas capitais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Quem é Quem no Brasil. 6 2 ed. [S.l.: s.n.] 1977. p. 896 
  2. Enciclopédia brasileira mérito. 1. [S.l.]: Editôra Mérito S.A. 1967. p. 330 
  3. Hans Theunissen. Chapter V of Ottoman-Venetian diplomatics, the Ahd-Names «Venice and the Turkoman Begliks of Menteşe and Aydın» Verifique valor |url= (ajuda) (PDF). Utrecht University