Benevenuto dos Santos Neto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Benevenuto dos Santos Neto
Benevenuto dos Santos Neto
Benevenuto dos Santos Neto
Prefeito de Volta Redonda
Período 28 de abril de 1982 até 31 de dezembro de 1985
Antecessor(a) William de Freitas
Sucessor(a) Marino Clinger
Dados pessoais
Nascimento 12 de abril de 1925
Valença, RJ
Morte 14 de março de 2007 (81 anos)
Volta Redonda
Partido PP
Profissão professor e político

Benevenuto dos Santos Neto, (Valença, 12 de abril de 1925Volta Redonda, 14 de março de 2007) foi um político brasileiro. Foi professor e prefeito da cidade de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Barão de Juparanã, distrito de Valença, viveu a infância na cidade de Barra do Piraí, vindo aos 18 anos para Volta Redonda para trabalhar na Companhia Siderúrgica Nacional.

Casou-se em 1948 com a senhora Rayla Guida Gomes dos Santos, com quem teve um filho, não deixando de lado as atividades que o tornaram conhecidos no meio da sociedade voltarredondense, como a presidência da Liga de Desportos municipal e do Clube dos Funcionários da CSN, e o ensino nos colégios Macedo Soares e Nossa Senhora do Rosário. Foi ainda diretor em diversas empresas como a Companhia Brasileira de Projetos Industriais (COBRAPI), Açominas, COFAVI e Absen de São Paulo.

Na política, ficou marcado como o último prefeito nomeado indiretamente pelo governador do estado, na época Leonel de Mora Brizola, quando a cidade ainda era considerada área de segurança nacional, administrando o município entre 1982 e 1986.

Em sua gestão na prefeitura, criou uma lei para a "desfavelização" em Volta Redonda, considerada modelo em todo país. Criou também o Estatuto do Funcionário Público, o bairro Santa Cruz, construiu o Parque Aquático municipal na Ilha São João, a Ponte Murilo César dos Santos, ligando os bairros Aterrado e Niterói, e reorganizou a estrutura da prefeitura, criando as secretarias municipais.

Referências

  1. «SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo». sapl.voltaredonda.rj.leg.br. Consultado em 10 de janeiro de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Precedido por
William de Freitas
Prefeito de Volta Redonda
19821986
Sucedido por
Marino Clinger