Benjamim Bill Vieira de Souza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Benjamim Bill Vieira de Souza (11 de dezembro de 1972) é Administrador de empresas e político brasileiro, filiado ao PSDB, sendo o atual prefeito do município de Nova Odessa, no interior do estado de São Paulo.


Benjamim Bill
Prefeito de Nova Odessa
Período 1º de janeiro de 2013 a atualidade
Vice-prefeito Oscar Berggren Neto (PPS)
Antecessor Manoel Samartin
Dados pessoais
Nome completo Benjamim Bill de Vieira de Souza
Nascimento 11 de dezembro de 1972 (47 anos)
Assis Chateaubriand (Paraná), PR Brasil
Nacionalidade brasileiro
Cônjuge Andréa Souza
Partido PSDB
Profissão Administrador

Benjamim Bill Vieira de Souza (Assis Chateaubriand (Paraná), 11 de dezembro de 1972) é Administrador de empresas e político brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sendo o atual prefeito do município de Nova Odessa, no interior do estado de São Paulo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Bill é administrador de empresas pela Faculdade Network, com especialização em Gestão de Pessoas. Ingressou na política em 1999. No ano seguinte, candidata-se pela primeira vez para o cargo de vereador, recebe 618 votos, sendo o candidato mais votado daquele pleito [1]. Exerce o mandato entre 2001 e 2004. Em 2004, foi candidato a vereador novamente e, apesar de ter recebido o maior número de votos (871), não conquista uma cadeira na Câmara de Vereadores por conta do coeficiente partidário. [2]

Em 2008, Bill decide disputar a Prefeitura de Nova Odessa pela primeira vez [3], recebe 11.017, mas fica em segundo lugar na disputa. Quatro anos mais tarde, é candidato ao Poder Executivo mais uma vez e é eleito prefeito com 20.813 votos [4], o que correspondeu a quase 69% dos votos válidos. Em 2012, Bill é reeleito prefeito de Nova Odessa. Ele teve 16.526 votos, o equivalente a 53,17% dos votos válidos [5].

Em 2015, Bill é eleito, pela primeira vez, presidente do Consimares - Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas [6]. O consórcio envolve oito cidades, que geram uma média de 1000 toneladas de resíduos urbanos domésticos por dia. É mantido no cargo para o biênio 2017/18 [7], tendo o prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, Denis Andia, mais uma vez como vice-presidente. No final de 2018, Bill aceita o desafio para comandar, pela terceira vez consecutiva, a presidência do Consimares [8], com mandato até 2020.

O prefeito de Nova Odessa também preside o CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas). Sua eleição para o cargo aconteceu em 2017 [9], tendo como vice-presidente Gustavo Reis, chefe do Executivo de Jaguariúna. Na ocasião, Bill apontou como meta a recuperação do Ribeirão Quilombo – uma cobrança do Ministério Público - e melhorias na Saúde. Além do Consimares e do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Bill também preside o Consórcio PCJ, para o qual foi eleito em 2017 [10] para a gestão 2017/19. O nome do prefeito de Nova Odessa foi indicado, por unanimidade, entre os 42 representantes dos municípios integrantes da entidade com direito a voto.

Sua atuação à frente da prefeitura e dos três consórcios lhe rendeu alguns prêmios. Em abril de 2018, Bill foi agraciado com o prêmio InovaCidade, do SmartCity Business America [11]. Em sua sexta edição, o prêmio destaca projetos desenvolvidos pela administração pública, iniciativa privada ou sociedade, que causaram impacto positivo na vida das pessoas. O SmartCity Business America é uma organização sem fins lucrativos e um dos mais importantes eventos sobre Cidade Inteligente da América.

No mesmo ano, Bill recebeu o prêmio “Gestor Público para Cidades Inteligentes 2018”, entregue pela Smart City Business, Movimento Cidades Inteligentes, em razão do seu comprometimento com a sustentabilidade e o seu apoio aos processos de regionalização - que culminam com o fortalecimento das regiões - no Estado de São Paulo.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.