Biblioteca do Escoteiro-Mirim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Biblioteca do Escoteiro-Mirim foi uma coleção de livros infantis com os personagens de Walt Disney, lançada pela editora brasileira Nova Cultural em 1985.

Composto por 20 volumes em capa dura, é um conjunto de todos os manuais Disney produzidos pela Abril entre os anos 70 e 80 (Manual do Mickey, do Tio Patinhas, do Zé Carioca, da Vovó Donalda etc.), com algumas actualizações, distribuídos em secções temáticas de acordo com os manuais de origem. Alguns exemplos: “Escoteiros em Ação” (Manual do Escoteiro-Mirim), “Inventos e Inventores” (Manual do Professor Pardal), “O Importante é Competir" (Manual dos Jogos Olímpicos).

A coleção era acompanhada de uma estante plástica. As lombadas dispostas na ordem certa formavam uma ilustração temática dos Escoteiros-Mirins, com Donald, Margarida, Huguinho, Zezinho e Luisinho.

Fazia uma abordagem de diversos temas da época, além de assuntos referentes às matérias escolares, numa linguagem fácil e divertida. Os textos eram muitas vezes apresentados através de diálogos com os personagens Disney (Pato Donald, Tio Patinhas, Huguinho, Zezinho, Luisinho, Margarida, Mickey, Pateta, Peninha, Gastão etc.). Assuntos das mais diversas áreas eram ensinados em seus textos, geralmente curtos (de uma a três páginas, em média) e de forma lúdica e divertida (como bolsa de valores, funcionamento de aparelhos eletrônicos, distintivos de clubes de futebol, dicas para sobrevivência na mata, História das Olimpíadas, receitas de sanduíches e tortas, entre outros).

O nome da coleção faz uma alusão aos personagens Huguinho, Zezinho e Luisinho, que, nas histórias de Walt Disney, eram também os Escoteiros Mirins: eram os sobrinhos do Pato Donald, são muito inteligentes e utilizam o Manual do Escoteiro Mirim nos seus acampamentos, em caso de emergência.

Originalmente os volumes avulsos eram vendidos nas bancas. Mais tarde a coleção completa passou a ser vendida em marketing direto pela Nova Cultural e pelo Círculo do Livro. A edição do Círculo do Livro, idêntica no conteúdo, incluía numeração nas lombadas. Hoje é encontrada em sebos (lojas de livros usados).

Ícone de esboço Este artigo sobre personagens, revistas ou outros assuntos da Disney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.