Vovó Donalda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vovó Donalda
Personagem fictícia de Tio Patinhas
Vovó donalda.jpg
Nome original (em inglês) Grandma Duck
Outro(s) nome(s) Donalda Patus
Origem Patópolis, Calisota, EUA
Sexo Feminino
Características Sitiante, ingênua, forte
Ocupação Fazendeira, Cozinheira.
Amigo(s) Tio Patinhas
Pato Donald
Huguinho, Zezinho e Luisinho
Gansolino
Prof. Pardal
Criado por Al Taliaferro
Série(s) Tio Patinhas
Primeira aparição tira de jornal de 1943

Vovó Donalda (no original, Elvira Coot, ou Grandma Duck) é uma personagem que surgiu nas histórias em quadrinhos Disney. Esta simpática e bondosa senhora é avó do Pato Donald, e vive em um sítio nos arredores de Patópolis com seu sobrinho-neto Gansolino. É trabalhadora e uma ótima cozinheira.

O nome da Vovó Donalda foi mencionado pela primeira vez numa história de 1950, publicada originalmente no gibi Walt Disney’s Comics and Stories 121 com o título Grandma Duck. A trama, desenhada por Riley Thompson, inclui um quadrinho em que aparece um álbum de fotos com Elviry Duck (o nome original da Vovó). A Vovó “adulta” que nós conhecemos hoje foi criada por Al Taliaferro e estreou nas tiras de jornal do Pato Donald.

De acordo com a árvore genealógica da Família Pato, desenvolvida por Carl Barks e mais tarde aperfeiçoada por Don Rosa, a Vovó Donalda é filha de Cipriano Patus. Ela se casou com Tomás Reco, e com ele teve três filhos: Patoso (pai do Donald), Patolfo (pai do Peninha) e Patrícia (mãe do Gastão). Em histórias em quadrinhos Disney produzidas na Europa, a Vovó quase sempre é retratada como irmã do Tio Patinhas, mas isso não condiz com o que foi estabelecido nas histórias americanas. Seu avô paterno era Cornélio Patus, o fundador de Patópolis[1].

Referências

  1. «Who´s who in Duckburg». Consultado em 11 de fevereiro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]