Cartola Mascarado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cartola Mascarado
Cartola Mascarado.jpg
Cartola Mascarado
Nome original Cartola Mascarado
Outro(s) nome(s) Tio patinhas
Sexo masculino
Ocupação super-herói
Criado por Massimo de Vita
Primeira aparição Paperinik e il mistero di "Tuba Mascherata" (1987, na Itália) O Misterioso Cartola Mascarado (1988, no Brasil)

O Cartola mascarado é um super-herói das histórias em quadrinhos Disney. É o alter-ego do Tio Patinhas.

Personagem criado em 1987, por Massimo Marconi e Massimo de Vita, na Itália. Estreou no Brasil com a história "O misterioso Cartola mascarado" publicada na revista Tio Patinhas 278, em 1988.[1]

Nesta história, após pedir a ajuda do Superpato e da Superpata para serem seguranças de um carregamento de ouro, e ter a ajuda negada de ambos, Tio Patinhas decide se vestir de Cartola mascarado e ser seu próprio segurança. Tudo dá errado para o Cartola, mas mesmo assim, no final, com a ajuda do Superpato e da Superpata, o carregamento segue seu destino, em segurança e os Irmãos Metralha, os vilões da história, se saem mal.

Essa história foi republicada na revista "Superpato 40 anos", comemorando os 40 anos de criação do personagem Superpato, em dezembro de 2009, pela Editora Abril.[2]

O Cartola mascarado faz parte do Clube dos super-heróis Disney.

Nome em outros idiomas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Inducks». Cartola mascarado (em inglês). Consultado em 28 de dezembro de 2009 
  2. Superpato 40 anos, dezembro de 2009. Editora Abril

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre personagens, revistas ou outros assuntos da Disney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.