Rosinha (Zé Carioca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rosinha
Personagem fictícia de Quadrinhos Disney
Rosinha.jpg
Origem  Brasil
Sexo feminino
Espécie periquito
Família Rocha Vaz (pai)
Amigo(s) Zé Carioca (namorado)
Nestor
Primeira aparição tira de jornal 1942
Espécie periquito

Rosinha (nome completo Rosa Vaz, Maria Vaz no original) é uma personagem de história em quadrinhos da Disney. Participa do universo do Zé Carioca, onde é a personagem feminina de maior destaque. Surgiu nas tiras de jornais em 1942, assim como Nestor. Nas publicações americanas, a personagem nunca mais foi utilizada, mas foi adotada nas histórias brasileiras publicadas pela Editora Abril, nas histórias produzidas na Holanda, só aparece em apenas uma única história.

Filha do ricaço Rocha Vaz, Rosinha é de personalidade forte e generosa, reside na mansão do pai em um bairro nobre vizinho à Vila Xurupita (embora às vezes seja referido seu endereço como Vila Xurupita também). É namorada do Zé Carioca, que tem origem (e presente) humilde, o que faz com que todos de sua classe social reprovem seu namoro com o papagaio, em especial o seu pai. Embora defenda o seu namorado contra tudo e contra todos, no fundo também questiona o estilo de vida dele, e sonha com o dia em que ele arrumará emprego e a pedirá em casamento.

Nas histórias mais recentes tem uma "sobrinha" chamada Gabi (parecendo este ser um parentesco de tratamento, pois diversas vezes é mencionada como herdeira única da fortuna do pai).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]