DuckTales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
DuckTales
DuckTales
Patoaventuras (PT)
DuckTales - Os Caçadores de Aventuras (BR)
Logótipo da série
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 22min
Criador(es) Jymn Magon
Baseado em Tio Patinhas de Carl Barks
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Jymn Magon
Fred Wolf
Bob Hathcock
Alan Zaslove
Exibição
Transmissão original 1987–1990 e 2017
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 100 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Darkwing Duck
Quack Pack

DuckTales (DuckTales - Os Caçadores de Aventuras (título no Brasil) ou Patoaventuras (título em Portugal)) é uma série de animação dos estúdios da Walt Disney, produzido entre 1987 e 1990, e inspirado nas séries de quadrinhos da Disney, produzidas, na sua maior parte, por Carl Barks. É considerada a série de animação mais famosa já produzida pela Disney, pelo fato de ter sido a que teve mais episódios, no total, 100. Além da série, também foi produzido um longa-metragem, intitulado "DuckTales O Filme - O Tesouro da Lâmpada Perdida", lançada em 1990, logo após terminar a série. O episódio-piloto foi transmitido nos Estados Unidos em 11 de setembro de 1987.

No Brasil a série foi transmitida originalmente entre os anos de 1988 e 1997 pelo SBT, com a dublagem feita na Herbert Richers para a televisão, dublagem pela qual a série se tornou mais conhecida no país.

Houve também uma dublagem paulista feita na S&C/Sigma para VHS. Também foi transmitida nos canais da TV a cabo Disney Weekend e Disney Channel e no bloco da Fox The Disney Afternoon. Depois a Disney comprou um canal que passou a transmitir o desenho rompendo o contrato com a Fox.

A partir de 13 de abril de 2009, a série animada volta a ser transmitida na Rede Globo, no programa infantil TV Globinho.[1]

Em Portugal, estreou em 1988, na RTP, com uma dublagem co-produzida pela Disney.

Em 1991 voltou a repetir no Clube Disney (RTP) na versão original com legendas.

De 2002 a 2005, passou no Disney Channel, mas dublada.

Em 2008, emitiu no Disney Cinemagic.

Em 2009, também passou no espaço Disney Kids ( SIC), com a mesma dublagem do Disney.

Em 2011 e 2012, voltou a transmitir no Disney Channel.

Em 25 de Fevereiro de 2015, a Disney XD anunciou que iria lançar um reboot a estrear no dia 12 de agosto de 2017.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A maioria dos episódios rodam em torno do Tio Patinhas, que envolve sempre a sua família, os seus amigos e é claro, os seus inimigos. Os episódios têm as mais variadas histórias, que geralmente envolvem viagens para todos os locais do mundo, conhecendo outros povos, civilizações, fazendo novos amigos (e inimigos), procurando relíquias e tesouros lendários, disputando competições, desvendando mistérios e até viajando no tempo. Quando não estão a viajar, as personagens aventuram-se dentro da agitada cidade de Patópolis, onde vivem. A série mostra, em muitas das vezes, as aventuras de Indiana Jones, principalmente pelo espírito aventureiro do Tio Patinhas, lembrar em muito o famoso arqueólogo vivido por Harrison Ford.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Amigos[editar | editar código-fonte]

  • Tio Patinhas - O pato mais rico do mundo. Possui um gigantesco império financeiro cujas matrizes estão na cidade de Patópolis. Vivia sozinho numa grande mansão, até que seu sobrinho Donald decidiu servir a Marinha e deixar Huguinho, Zezinho e Luisinho aos cuidados dele. Patinhas está sempre a procura de formas de aumentar e preservar a sua fortuna, procurando tesouros perdidos e fazendo negócios. Se há algo que lhe agrade mais que dinheiro é a família.
  • Huguinho, Zezinho e Luizinho - Sobrinhos-netos de Patinhas, são trigêmeos espertos que vivem com ele. São ótimos Escoteiros-mirins, sempre recorrendo ao manual em caso de grande necessidade, o que ocorre com frequência nas aventuras com seus tios.
    • Huguinho - Huguinho é normalmente o líder. A sua cor é o vermelho.
    • Zezinho - Zezinho é o mais esperto. A sua cor é o azul.
    • Luizinho - Luizinho é o mais criativo. A sua cor é o verde.
  • Dora Cintilante - Cantora que o Tio Patinhas conheceu em Klondike. Foi sua primeira paixão que não era o dinheiro. Por causa de uma artimanha provocada por um rival, Patinhas achou que Dora o havia roubado, cuja verdade foi revelada anos depois. Mostra ser tão, e até mais esperta que ele, mas ambos se gostam de verdade.
  • Leopoldo - Mordomo de Patinhas. Trabalha na mansão desde muito antes de chegarem os sobrinhos e é ele que faz normalmente o trabalho doméstico. Às vezes parece não gostar dos meninos, mas a maior parte do tempo, sim.
  • Madame Patilda - Ama das crianças e governanta de Patinhas. Foi contratada para cuidar dos sobrinhos no 3º episódio, indo morar na Mansão MacPato junto com sua neta, Patrícia. Gosta muito de cantar.
  • Patrícia - Neta de Patilda, é uma criança adorável. Gosta de fazer festas de chá e brincar com bonecas. É esperta, ingênua e educada, gosta de animais e os seus únicos amigos são os sobrinhos de Patinhas e Asnésio.
  • Capitão Bóing - Piloto de Patinhas desde a adolescência, ao contrário da maioria dos personagens, ele não é um pato, e sim um pelicano. É um jovem piloto e aventureiro, nascido de uma grande família de pilotos, adora pilotar, mas normalmente acaba destruindo os aviões. Também é o chefe dos Escoteiros-Mirins.
  • Asnésio - É um amigo de Huguinho, Zezinho e Luisinho, e companheiro deles nos Escoteiros-Mirins de Patópolis. Em um dos episódios, se transforma no Super Asnésio. Em outro episódio, consegue triunfar no beisebol pensando que a bola é um doce de padaria. É o maior fã e melhor amigo do Capitão Bóing.
  • Professor Pardal - Inventor. Costuma construir invenções que ajudem Patinhas nas suas caças ao tesouro, mas que muitas vezes acabam arranjando mais confusão ainda. Ele tem como companheiro um pequenino robô inventado por ele mesmo, chamado Lampadinha.
  • Pato Donald - Sobrinho de Patinhas. Como teve de ir servir à Marinha, deixou a guarda dos seus três sobrinhos com o Patinhas. Em alguns episódios, vemos como é a vida de Donald na Marinha, geralmente seu Almirante o coloca para limpar o navio e os demais marinheiros não entendem o que Donald fala. Os sobrinhos e Donald tem uma relação de grande amizade, ao contrário dos desenhos antigos e dos quadrinhos, onde os sobrinhos aprontavam com Donald. Aparece apenas na 1.ª temporada.
  • Gastão - Outro sobrinho de Patinhas. O ganso mais sortudo do mundo aparece em alguns episódios da 1.ª temporada.
  • Patralhão - Contador de Patinhas com uma rara habilidade de super contagem que possui a identidade secreta de Robopato/Gizmo Duck, um super herói de Patópolis. A palavra secreta para se transformar em Robopato era "Baboseira". Aparece apenas a partir da 2.ª temporada.
  • Sra. Crackshell - Mãe de Patralhão. É preguiçosa e a única coisa que faz é ver TV. Aparece apenas a partir da 2.ª temporada.
  • Bubba - Pato das cavernas. Encontrou-se com Patinhas quando ele visitou a idade da pedra. Decidiu viver com Patinhas no futuro. Levou junto com ele seu dinossauro de estimação, Dedão. Aparece apenas a partir da 2.ª temporada.
  • Greta Ganda - Namorada de Patralhão, sempre gostou dele desde a época da fábrica de feijões, mesmo ele sendo um pouco exagerado. Aparece junto com Patralhão no começo da 2.ª temporada.
  • Geninho - Um pequeno gênio que vivia numa lâmpada mágica e estava cansado de atender pedidos de gente gananciosa, especilalmente de seu último amo ,Merlock . Acaba fazendo amizade com os sobrinhos de Patinhas e pede sua ajuda para escapar de Merlock. Patinhas o descobre e começa a usar sua mágica, mas ao final, depois da derrota de Merlock, Patinhas deseja que Geninho fique livre da lâmpada e se torne um menino de verdade, o que Geninho a muito desejava. Aparece apenas no filme da Lâmpada Mágica.

Inimigos[editar | editar código-fonte]

  • Pão Duro Mac Mônei- Rival de Patinhas. De origem escocesa (no original, seria sul-africano) é o segundo pato mais rico do mundo. A sua maior ambição é superar o Patinhas em sua fortuna, e está sempre tentando fazê-lo de forma desonesta.
  • Maga Patalógika- Feiticeira. Pensa que se derreter a Moeda Número Um do Tio Patinhas, vai conseguir um amuleto que a fará a pata mais rica do mundo. Em uma das histórias em quadrinhos, ela consegue isso, mas com as Moedas Número Um de outros universos paralelos, mas isso altera a ordem nos universos e ela precisa destruir o amuleto para tudo voltar ao normal. Geralmente está acompanhada de um corvo de chapéu, na verdade seu irmão, transformado por um feitiço mais poderoso que só o amuleto feito com a Moeda Número Um pode desfazer.
  • Os Irmãos Metralha - Grupo criminoso que tenta sempre assaltar a caixa-forte. Já tentaram centenas de vezes, mas sempre acabam frustrados. Seu grupo é formado por:
    • Mamãe Metralha - Mãe dos Irmãos Metralha e chefa do grupo.
    • Tampinha Metralha (167-671) - É o líder do grupo quando a Mãe Metralha não está presente. Ele é um Metralha de estatura baixa.
    • Pipa Metralha (761-176) - Um Metralha obeso que tem um grande apetite. Sua tarja da prisão é muitas vezes vista com uma mordida tomada fora dela. Ele não é muito inteligente.
    • Montanha Metralha (716-167) - É um grandalhão e o segundo dos Metralhas mais forte em músculos, perdendo apenas para o Bolão.
    • Esculacho Metralha (617-716) - Um Metralha que tem um sorriso bobo e usa roupas folgadas. Ele é provavelmente o segundo menos inteligente e também o mais desleixado dos Irmãos Metralha.
    • Bolão Metralha (671-167) - É o mais alto dos Metralhas (por comparação, ele tem o mesmo tamanho que o Capitão Bóing), e é também o mais forte. Geralmente lidera o grupo em episódios onde Tampinha não está presente.
    • Beatnik Metralha (671-761) - Um Metralha que possui uma paixão pela música (principalmente jazz e disco).
    • Meio-Quilo Metralha (176-167) - Aparenta ser o mais jovem dos irmãos, como evidenciado pelo fato de que sua própria roupa corresponde a de um bebê, incluindo um gorro com hélice no lugar do chapéu de costume. Como Tampinha, ele também é muito baixo.
    • Megabyte Metralha - É o gênio da família. Ele apareceu na série de cinco partes "Super DuckTales" e fez um controle remoto com o qual assumiria o controle do Robopato.
    • Fogueteiro Metralha (117-671) - Um piloto qualificado como visto no episódio "Autos Patos". Ele aparece apenas nesse episódio e é mais inteligente do que a maioria dos seus outros irmãos.
    • Matutão Metralha - É um pequeno Metralha do tamanho do Tampinha e do Meio Quilo e tem uma longa barba. Ele vive nas montanhas com seus irmãos gêmeos Binky e Bacon. Matutão veste uma roupa de caçador em contradição ao traje habitual dos Irmãos Metralha. Ele também é a única pessoa que é capaz de compreender o Bacon Metralha.
    • Binky Metralha - É provavelmente o único Metralha que nunca foi visto falando. Ele é muito alto, veste uma roupa de lenhador e tem uma longa barba. Vive com o Matutão e Bacon nas montanhas Pato.
    • Bacon Metralha (167) - É o único Metralha que é um porco. Quando Mac Mônei perguntou como ele poderia ser um dos Irmãos Metralha, Matutão explica que Bacon tinha uma doença chamada gripe suína quando era criança. Bacon não pode falar, mas seus oinks e grunhidos, são traduzidos pelo Matutão.
    • Metralhinhas - São uma versão mais jovem dos Irmãos Metralha sendo seus filhos ou sobrinhos e que apareceram no episódio "Dando Tratos à Bola". Diferente de seus tios, não ostentam números nas placas.
    • Irmãs Metralha - São primas do sexo feminino dos Irmãos Metralha cujos nomes são Boom-Boom (382-238), Bouffant (767-171) e Babydoll (776-177).
    • Bearnaise Metralha - Uma versão mais rica do Pipa.
    • Bíceps Metralha - Uma versão mais rica do Montanha.
    • Bonaparte Metralha - Uma versão mais rica do Tampinha.
    • Bobô, Banzai, Badulaque, Bola Murcha, Bliztkrieg, Bibocão, Beterraba, Bone Bone, Batatão e Bem No Alvo Metralha - Alguns dos vários primos que tentaram assaltar a caixa-forte no episódio 27.
    • Metralhas do Passado - São os pais dos Irmãos Metralhas atuais que enfrentaram o Tio Patinhas quando ele ainda era jovem. Aparecem no episódio "A moedinha número um".
  • Mancha Negra - Aparece só em um episódio. É um vilão com aspecto de fantasma, só que com a cor preta. Tem os olhos vermelhos. Vive bolando planos para ser a criatura mais poderosa do mundo.
  • João Bafo de Onça / Pete - Vilão clássico da Disney, ele fez algumas aparições esporádicas na primeira temporada. Há Petes múltiplos, como todos eles têm diferentes experiências com Tio Patinhas, e porque dois deles eram de diferentes períodos de tempo. Ao menos dois desses Bafos ficaram de bem, um que ajudou contra uma falsa serpente marinha e outro que foi iluminado pela Pérola da Sabedoria.
  • El Capitán- Um velho capitão da armada espanhola. Encontrou o tesouro dos Sóis Dourados, mas perdeu-o num naufrágio quando seu barco afundou num pequeno país chamado Ronguai. Quatrocentos anos depois, El Capitán decide recuperar o tesouro. Mas Patinhas também o quer. A única coisa que o mantém vivo é a febre do ouro.
  • Merlock- Possuiu uma lâmpada mágica, mas ela foi roubada por um ladrão chamado Coollei Baba. Mil anos depois, Patinhas encontra o mapa de Coollei Baba. Após a destruição de seu talismã, que lhe permitia ter múltiplos desejos do gênio Geninho,, Merlock volta a sua forma real (Lobo) e cai para a morte, embora ele tivesse desejado há séculos ser imortal. Sua única aparição foi no filme da Lâmpada Mágica.
  • Dijon- Trabalhou para Merlock, mas também apareceu em alguns episódios trabalhando para ele mesmo ou Mac Mônei.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublagem
Original Brasil: Herbert Richers RJ (TV)1 Brasil: Sigma SP (VHS) Portugal
Tio Patinhas Alan Young Antônio Patiño Jorge Pires Pedro Pinheiro
Huguinho Russi Taylor Carmen Sheila Angélica Santos Lucinda Loureiro
Zezinho Marisa Leal Cristina Carvalhal
Luizinho Miriam Ficher Luísa Salgueiro
Patrícia Vera Miranda Letícia Quinto Sandra de Castro
Capitão Bóing Terrence McGovern Newton Apollo
Julio César
Tatá Guarnieri João Craveiro Reis
Leopoldo Chuck McCann Magalhães Graça
Newton Martins
Antônio Moreno
Hélio Vaccari
Carlos Freixo
Madame Patilda June Foray Selma Lopes Helena Samara Catarina Avelar
Pato Donald Tony Anselmo Marco Antônio Costa Márcio Gianullio Fernando Sousa
Professor Pardal Hal Smith Dário Lourenço Flávio Dias
Eleu Salvador
Manuel Coelho
Gastão Rob Paulsen Nizo Neto Nelson Machado Carlos Freixo
Irmãos Metralhas Frank Welker
Chuck McCann
Carlos Marques de Oliveira
Orlando Prado
André Luiz Chapéu
Manolo Rey
Paulo Flores
Borges de Barros
Daoiz Cabezudo
Carlos Seidl
Fabio Tomazine
Nelson Batista
Peter Michael
Carlos Macedo
Carlos Freixo
Mamãe Metralha June Foray Nelly Amaral Gessy Fonseca Lucinda Loureiro
Maga Patalójica Ilka Pinheiro Helena Samara Luísa Salgueiro
Dora Cintilante Joan Gerber Viviane Faria (1.ª aparição)
Maria Helena Pader (2.ª aparição em diante)
Martha Volpiani
Patralhão (Fenton Crackshell) / Robopato (Gizmo Pato) Hamilton Camp Hércules Fernando (na maioria dos episódios)
Mário Jorge de Andrade
Mauro Eduardo
Eduardo Camarão
Carlos Macedo
Asnésio Brian Cummings Selton Mello Dirceu de Oliveira Peter Michael
Bubba Frank Welker Márcio Simões Márcio Simões
Pão-Duro Mac Mônei Hal Smith Francisco José Luiz Carlos de Moraes Carlos Macedo
João Bafo de Onça Orlando Drummond Antônio Moreno Luís Mascarenhas
El Capitain Jim Cummings José Santanna
Sílvio Navas
Mário Vilela

Créditos[editar | editar código-fonte]

Versão Carioca

– Estúdio: Herbert Richers

Mídia: Televisão (SBT/Globo)

Versão Paulista

Estúdio:Sigma

Mídia: VHS

Episódios[editar | editar código-fonte]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Revistas em Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

No Brasil, foi lançada pela Editora Abril uma série de revistas em quadrinhos baseada no desenho animado na época em que era exibido no SBT. Até uma série de 4 revistas intitulada "Duck Tales no Brasil" foi lançada.

  • Veja as capas das edições brasileiras.
  • Veja as capas das edições americanas.

Videogames[editar | editar código-fonte]

Na mesma época em que fazia sucesso na televisão foram lançados 3 jogos de videogame:

Referências

  1. Leonardo Vicente Di Sessa (13 de abril de 2009). «Star Wars e mais animações na televisão aberta». HQManiacs 
  2. Petski, Denise (25 de fevereiro de 2015). "Disney XD To Reboot ‘Ducktales’ Animated Series For 2017 Launch". Deadline.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]