Bisonho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde julho de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Quiasno, Bisonho ou IóBR / IgorPT
Personagem fictícia de Ursinho Pooh
Nome original Eeyore Igor Donkey
Sexo Masculino
Espécie Asno
Características Melancólico e deprimido
Voz Peter Cullen
Primeira aparição Winnie-the-Pooh

Bisonho (Eeyore, no original em inglês), é um personagem da turma do Ursinho Puff. Ele também é conhecido como Quiasno, ou Igor. O nome oficial da Disney no Brasil é .[1]

Bisonho é um burro cinzento (às vezes azulado) com pernas curtas, orelhas caídas e crina negra. Por algum motivo ele não tem uma cauda de verdade, em troca usa uma falsa presa por um prego e com um laço rosa na ponta.

Bisonho é conhecido por ser muito pessimista e resmungão. Ele quase nunca fica contente nem entusiasmado com nada e quando acontece algo bom costuma dizer sarcasticamente surpreso algo como: "incrível, nunca achei que fosse dar certo" . Nesse ponto ele é praticamente o oposto do Tigrão. Bisonho também costuma dizer coisas um tanto filosóficas como: "fim da linha… nada a fazer… sem esperança das coisas melhorarem… parece até sábado a noite, lá em casa".

Nos Estados Unidos o principal bordão do Bisonho é "Thanks for noticing me" ("obrigado por me notar"), que no Brasil foi adaptada como "Obrigado pela consideração", ou "Valeu a lembrança".

A comida preferida do Bisonho é alfafa. Ele mora em uma casa de gravetos que é frequentemente derrubada e depois reconstruída. No final do filme do Tigrão, ele ganha uma casa nova, maior e mais confortável, porém ele não aparece morando nela nos episódios e filmes posteriores.

Bisonho também foi um dos personagens mais polêmicos, não só na história da literatura infantil, como também da Disney, isso por que seu mau humor, pessimismo e seu jeito sarcástico, depressivo e cínico de ser é frequentemente alvo de critica de pais, educadores e psicólogos infantis que acreditam que isso possa afetar negativamente as crianças e adolescentes que assistem os desenhos, pois o personagem é altamente depressivo, e simboliza uma pessoa infeliz e amargurada, isso pode ser ainda mais claro nos filmes e desenhos mais antigos do que nas séries como "Meus Amigos Tigrão e Pooh" e "O Livro do Pooh" que são para crianças em idade pré-escolar. Essa polêmica é tão grande que o personagem chegou a ser referência e se tornou até um meme popular na internet.

Além de ser extremamente melancólico e deprimido, alguns comentários e frases do Bisonho podem sugerir que além da depressão, o personagem também seja suicida. Análises psiquiátricas sugerem que o personagem sofra de transtorno depressivo persistente. Outras condições médicas demonstradas por Bisonho envolvem a amputação traumática da cauda e problemas de habitação.[2]

Bisonho, apesar de gostar muito dos seus amigos, não parece possuir um melhor amigo, alguém por quem ele sinta afeição especialmente forte. Seus amigos incluem: Ursinho Puff, Leitão, Abel, Tigrão, Roque-Roque, Corujão, Guru, Kessie e Bolota.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Winnie the Pooh: Personagens». www.disney.com.br. Consultado em 21 de fevereiro de 2016 
  2. E. Shea, Sarah; Gordon, Kevin; Hawkins, Ann; Kawchuk, Janet; Smith, Donna (12 de dezembro de 2000). «Pathology in the Hundred Acre Wood: A neurodevelopmental perspective on A.A. Milne» (PDF). www.cmaj.ca. Canadian Medical Association. Consultado em 4 de janeiro de 2019