Bisonho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde julho de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Bisonho
Personagem fictícia de Ursinho Pooh
Nome original Eeyore Igor Donkey
Sexo Masculino
Espécie Asno
Bisonho ou Ió Nome no Brasil
Primeira aparição Winnie-the-Pooh
Interpretado por Peter Cullen
Igor Nome em Portugal
Espécie Asno

Bisonho (Eeyore, no original em inglês), é um personagem da turma do Ursinho Puff. Ele também é conhecido como Oió, ou Igor. O nome oficial da Disney no Brasil é .[1]

Bisonho é um burro cinzento (às vezes azulado) com pernas curtas, orelhas caídas e crina negra. Por algum motivo ele não tem uma cauda de verdade, em troca usa uma falsa presa por um prego e com um laço rosa na ponta.

Bisonho é conhecido por ser muito pessimista e resmungão. Ele quase nunca fica contente nem entusiasmado com nada e quando acontece algo bom costuma dizer sarcasticamente surpreso algo como: "incrível, nunca achei que fosse dar certo" . Nesse ponto ele é praticamente o oposto do Tigrão. Bisonho também costuma dizer coisas um tanto filosóficas como: "fim da linha… nada a fazer… sem esperança das coisas melhorarem… parece até sábado a noite, lá em casa".

Nos Estados Unidos o principal bordão do Bisonho é "Thanks for noticing me."(Obrigado por me Notar) Que no Brasil foi adaptada como "Obrigado Pela Consideração", ou "Valeu a Lembrança".

A comida preferida do Bisonho é alfafa. Ele mora em uma casa de gravetos que é frequentemente derrubada e depois reconstruída. No final do filme do Tigrão, ele ganha uma casa nova, maior e mais confortável, porém estranhamente não aparece morando nela nos episódios e filmes posteriores.

Sua personalidade, curiosamente, fez dele um personagem muito lembrado e querido pelos telespectadores.

Bisonho também foi um dos personagens mais polêmicos, não só na história da literatura infantil, como também da Disney, isso por que seu mau humor, pessimismo e seu jeito sarcástico, depressivo e cínico de ser é frequentemente alvo de critica de pais, educadores e psicólogos infantis que acreditam que isso possa afetar negativamente as crianças e adolescentes que assistem os desenhos, pois o personagem é altamente depressivo, e simboliza uma pessoa infeliz e amargurada, isso pode ser ainda mais claro nos filmes e desenhos mais antigos do que nas séries como "Meus Amigos Tigrão e Pooh" e "O Livro do Pooh" que são para crianças em idade pré-escolar. Essa polêmica é tão grande que o personagem chegou a ser referência e se tornou até um meme popular na internet. Além de ser extremamente melancólico e deprimido alguns comentários e frases do Bisonho podem sugerir que além da depressão, o personagem também seja suicida, mas como o principal objetivo da série é pregar a união e o respeito com as diferenças isso não dá em nada.

Bisonho, apesar de gostar muito dos seus amigos, não parece possuir um melhor amigo, alguém por quem ele sinta afeição especialmente forte. Em outras palavras, Bisonho gosta igualmente de todos. Seus amigos incluem: Ursinho Puff, Leitão, Abel, Tigrão, Roque-Roque, Corujão, Guru, Kessie e Bolota.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Winnie the Pooh: Personagens». www.disney.com.br. Consultado em 21 de fevereiro de 2016.