Gansolino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gansolino
Gansolino.jpg
Nome original (em inglês) Gus Goose
Origem Patópolis, Calisota, EUA
Sexo Masculino
Características dorminhoco, preguiçoso, esfomeado
Ocupação ajudante da Vovó Donalda
Amigo(s) Vovó Donalda
Criado por Al Taliaferro
Primeira aparição maio de 1938

Gansolino[1] (Gus Goose em inglês) é um personagem de quadrinhos em forma antropomorfa de ganso criado pela Walt Disney Company. Dorminhoco e comilão, ele sofre por ter que trabalhar no sítio da Vovó Donalda.

Gansolino apareceu pela primeira vez numa tira de quadrinhos publicada nos jornais norte-americanos em maio de 1938. Os desenhos eram de Al Taliaferro. Essa e todas as tiras seguintes forma feitas enquanto o desenho animado Donald’s Cousin Gus estava em produção. Quem criou o visual do personagem para a animação foi Carl Barks que, na época, era funcionário dos Estúdios Disney. Esse curta só estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 1939.

Tanto nos quadrinhos quanto no cinema, o Gansolino era um primo guloso do Donald. Ele não falava nada, mas deixava o pato muito irritado por comer tudo o que havia na despensa e, pior, dormir na cama dele. No Brasil, as tiras de Taliaferro foram publicadas pela primeira vez em outubro de 1938, no Suplemento Juvenil. Mas, na época, ele era chamado de Gustavo. A primeira história em que Gansolino apareceu como ajudante no sítio da Vovó Donalda foi A Vovó É do Barulho, feita por Carl Barks e publicada nos Estados Unidos em julho de 1950. Na minissérie Ultra-Heróis, foi criado um alter-ego heróico para o Gansolino, o Ganso de Aço.

Família[editar | editar código-fonte]

Gansolino é filho de Gansólia e do Ganso Gabriel [2], [3]

Referências

  1. «Árvore da família Pato». Consultado em 12 de maio de 2010.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Inducks». Consultado em 7 de fevereiro de 2012. 
  3. «Who´s who in Duckburg». Consultado em 7 de fevereiro de 2012.