Bicula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Índia Bicula

Byculla • Bhaykhala • भायखळा

 
  Bairro  
Edifício Haji Ismail Gani, em Bicula
Edifício Haji Ismail Gani, em Bicula
Edifício Haji Ismail Gani, em Bicula
Localização
Coordenadas 18° 59' N 72° 50' E
País Índia
Estado Maharashtra
Cidade Bombaim

Bicula ou Byculla (em marata: भायखळा) é um bairro da cidade indiana de Bombaim.

Durante o final do século XVIII, Bicula tornou-se uma extensão da vizinha Mazagão (Mazagaon), situada a sul/sudeste, uma das sete ilhas sobre as quais está construída Bombaim. A área era então formada por terrenos baixos e planos, que eram inundados durante a maré alta através da "Grande Brecha" em Mahalaxmi. Esta abertura para o mar foi fechada pelo projeto Hornby Vellard em 1784. Esse projeto juntou as sete ilhas de Bombaim para formarem uma só ilha. A seguir, em 1793, foi construída a causeway (aterro) da Bellasis Road. A área passou então a ter residências de europeus que se mudaram de Mazagão. O famoso Byculla Club abriu em 1833.

A estação ferroviária de Bicula foi inaugurada em abril de 1853 e o edifício atual data de 1857, sendo a estação mais antiga da Índia. Na mesma época começaram a ser instaladas na área, até então exclusivamente residencial, muitas fábricas de têxteis. A maior parte dessas fábricas já fechou, mas ainda existem algumas, que correm risco de também fecharem.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Byculla», especificamente desta versão.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bicula
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.