Causeway

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Afsluitdijk, nos Países Baixos.

Causeway é uma ponte ou ferrovia construída em locais de barras, geralmente lagos e mares. As causeways modernas são construídas sobre aterros feitos de concreto e aço reforçado sobre a água. Algumas destas pontes também podem cumprir a função de dique, separando uma corrente de água de cada lado da construção.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra causeway, uma palavra de origem inglesa, foi usada primeiramente como causey way, uma derivação da palavra causey (passeio em língua portuguesa). Está relacionada com característica principal deste estilo de pontes: elas são erguidas sobre quebra-mares e até mesmo sobre a areia, dando a ideia de uma rua ou estrada.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Algumas causeways famosas são:

As causeways afetam diretamente o meio-ambiente, pondendo resultar na erosão dos diques onde estão suportadas, como no caso da Hindenburgdamm, no norte da Alemanha. As causeways também estão relacionadas com o tráfego pesado nas grandes cidades, como Miami, e estudiosos desconfiam da segurança destas estruturas nas regiões tropicais com altos índices de tempestade.