Bilbo's Last Song

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde Maio de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bilbo's Last Song
A Última Canção de Bilbo
Autor(es) J.R.R. Tolkien
Idioma Inglês
País Reino Unido
Ilustrador Pauline Baynes
Lançamento 1990
Páginas 32
Cronologia
Contos Inacabados da Terra Média
The History of Middle-earth

Bilbo's Last Song (A Última Canção de Bilbo) é um poema escrito por J. R. R. Tolkien e por ele presenteado à sua secretária, Joy Hill, em 1966.

O livro, assim como Leaf by Niggle, foi publicado postumamente e ilustrado por Pauline Baynes.[1]

Nele Bilbo, herói aventureiro de O Hobbit, é retratado antes de deixar a Terra-média para pegar um navio com destino às Terras Imortais além do pôr-do-sol, ao fim de O Senhor dos Anéis.

Foi publicado em forma de pôster em 1978 e, em 1990, em forma de livro, ambos com ilustrações de Pauline Baynes que delineiam a jornada que traz o portador do anel e a companhia dos elfos para os Portos Cinzentos e o navio que está esperando para os levar até sua jornada final.

Ocorrendo concomitantemente está uma série de cenas de O Hobbit; então Bilbo relembra sua primeira jornada enquanto contempla sua última. Amiga do autor por muitos anos, Pauline Baynes incluiu várias das ideias de Tolkien no retrato dos personagens e cenas.

Em 2013, o livro foi publicado no Brasil pela editora Martins Fontes - Selo Martins, em versão brochura e capa dura.[2]

Referências

  1. The Independent, edição de 6 de agosto de 2008, Pauline Baynes: Illustrator who depicted Lewis's Narnia and Tolkien's Middle-earth [em linha]
  2. Tolkien Brasil, 2013, A última canção de Bilbo [em linha]
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.