Blackfoot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Blackfoot (desambiguação).
Blackfoot
ᖹᐟᒧᐧᒣᑯ
Flag of the Blackfoot Confederacy.jpg
Bandeira da Confederação Blackfoot
Blackfoot gathering in 1973.JPG
Blackfoots em 1973
População total

32 000

Regiões com população significativa
 Canadá -  Saskatchewan,  Alberta,  Colúmbia Britânica
 Estados Unidos -  Montana,  Wyoming,  Idaho
Línguas
inglês e siksiká
Religiões

Religião Blackfoot
Dança do Sol

Ichthus.svg Cristianismo

A Confederação Blackfoot ou Niitsítapi (que significa "povos originais"; c.f. Ojíbue: Anishinaabeg e Quinnipiac: Eansketambawg) é o nome coletivo formado pelas três primeiras nações na província canadense de Alberta e uma tribo de nativos americanos no estado norte-americano de Montana.

A Confederação Blackfoot consiste dos Peigan do Norte (Aapátohsipikáni), os Peigan do Sul (Aamsskáápipikani), a Nação Kainai (Káína: "Sangue"), e a Nação Siksika ("Blackfoot") ou mais corretamente Siksikáwa ("povo Blackfoot"). Os Peigan do Sul estão localizados em Montana, e as outras três estão localizadas em Alberta. Quando reunidos eles costumam chamar-se de Niitsítapi (o "Povo Original"). Esses grupos têm em comum o idioma e a cultura, têm tratados de defesa mútua, e liberdade de casamento entre os grupos.

Religião e mitologia

Os índios blackfoot possuem um herói cultural chamado Naapi (às vezes chamado de "transformador" pelos folcloristas.), trapaceiro, criador de problemas e, às vezes, uma pessoa tola, mas ele também é responsável por moldar o mundo em que os Blackfoot vivem e frequentemente ajuda as pessoas. Ele é auxiliado nessas tarefas por sua esposa, a Velha Senhora (Kipitaakii em Blackfoot). Naapi compartilha algumas semelhanças com outros heróis algonquianos, como o Cree Wisakedjak , o Wabanaki Glooscap e o Anishinabe Manabus, e muitas das mesmas histórias são contadas em diferentes tribos algonquianas, com apenas a identidade do protagonista diferente. Naapi é pronunciado semelhante ao nah-xixi, e Kipitaki é pronunciado semelhante ao kih-pih-tah-kee.

Três chefes da tribo Blackfoot (1900).

O Deus supremo e criador chama-se Apistotoke e é um espírito divino sem forma ou atributos humanos e nunca é personificado no folclore Blackfoot. O nome é pronunciado semelhante a ah-piss-toh-toh-kee.

Sspommitapiiksi também conhecidos como Povo do Céu ou Seres do Céu, esses espíritos sagrados foram as primeiras criações de Apistotoke e vivem no Mundo do Céu muito acima das nuvens. Entre eles destaca-se Naato'si, que é o deus Sol, líder do Povo do céu. "Naato'si" é pronunciado nah-toh-see e significa literalmente "santo", embora seja freqüentemente usado para se referir ao sol no discurso cotidiano também. Naato'si é casado com a Lua, Komorkis, e seu filho é o deus da estrela da manhã, Iipisowaahs. A deusa da lua chama-se Komorkis é junto com seu marido Naato'si geraram as estrelas.

Soatsaki (Mulher Pena) é uma índia blackfoot que se apaixonou pela Estrela da Manhã, Iipisowaahs, e foi levada pelo deus para o céu para viverem juntos. Lá tiveram um filho chamado Poia que foi junto com ela banidos do céu após Soatsaki remover a raiz do grande nabo que foi o caminho que ela foi levada para o céu.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Blackfoot

Ver também[editar | editar código-fonte]