Blind Willie Johnson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Blind" Willie Johnson
Informação geral
Nome completo William Johnson
Nascimento 25 de janeiro de 1897
Local de nascimento Marlin, Texas,
Estados Unidos
Morte 18 de setembro de 1945 (48 anos)
Local de morte Beaumont, Texas, Estados Unidos
Gênero(s) blues, gospel
Progenitores Mãe: Mary Fields
Pai: George Johnson
Cônjuge Angeline (1927-1933)
Filho(a)(s) Sam Faye Johnson Kelly
Instrumento(s) guitarra
Período em atividade 1927-1940
Gravadora(s) Columbia

"Blind" Willie Johnson (Marlin, Texas, 22 de janeiro de 1897Beaumont, Texas, 18 de setembro de 1945) foi um músico (vocalista e guitarrista) afro-americano cuja música ultrapassou a barreira do blues e da gospel, a despeito da grande maioria das letras que cantava serem religiosas.

Se por um lado letras da maioria das suas músicas eram religiosas, a sua música tirou a tradição sagrada e provinha directamente do blues. Entre músicos ele é considerado um dos maiores artistas de guitarra slide que já viveram, como também um dos que mais foram venerados durante a época da depressão nos EUA.

Vida[editar | editar código-fonte]

Blind Willie Johnson nasceu em 1897 em Marlin, Texas (antes da descoberta da sua certidão de óbito, era sugerida a cidade de Temple no Texas como local de nascimento). Quando ele tinha apenas cinco anos, disse ao seu pai que queria ser pastor, e fez ele próprio uma guitarra especial chamada cigar box guitar. Sua mãe morreu quando ele era jovem e seu pai casou-se outra vez pouco depois.

Willie Johnson não nasceu cego, e, apesar de não se saber ao certo como ele perdeu a visão, Angeline Johnson contou a sua versão a Samuel Charters.[1] Ela disse que quando Willie tinha sete anos seu pai bateu em sua madrasta após ter descoberto que ela o estava traindo com outro homem. A madrasta então pegou numa garrafa com soda cáustica e atirou, não no seu pai, mas sim ao rosto do jovem Willie[2].

Pensa-se que Johnson casou duas vezes, primeiro com a mulher que tinha o mesmo primeiro nome que ele, Willie B. Harris, e mais tarde com uma jovem cantora chamada Angeline, que era irmã do guitarrista de blues L.C. Robinson.[3]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ainda muito jovem ele ganhou um violão de doze cordas e seu pai passou a frequentemente deixá-lo numa esquina para ganhar dinheiro. Foi assim que ele começou a aprender os acordes musicais.

Em 3 de Dezembro de 1927, a Columbia levou Willie para um estúdio onde ele gravou seis músicas que tornaram-se as suas mais famosas: um música sobre Sansão e Dalila "If I Had My Way," "Mother's Children Have a Hard Time", "It's Nobody's Fault but Mine," "Jesus Make up My Dying Bed," " I Know His Blood Can Make Me Whole," e a sua música mais aclamada, "Dark Was the Night -- Cold Was the Ground", que fala sobre a crucificação de Jesus.

Gravação feita em 1928 por Blind Willie Johnson e sua esposa

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

Entre 1927 e 1930, Willie fez no total 30 gravações comerciais para a Columbia. Em algumas dessas gravações Willie usa um ritmo muito rápido com a guitarra, enquanto em outras usa uma ritmo mais lento.

Em quatorze das suas gravações ele é acompanhado por Willie B. Harris ou por uma cantora nunca identificada. Este conjunto de gravações incluem "Church I'm Fully Saved Today", "John the Revelator", "You'll Need Somebody on Your Bond," e "Keep Your Lamp Trimmed and Burning".

Ao longo dos anos muitos músicos têm feito regravações de Willie, incluindo Bob Dylan, Eric Clapton, Led Zeppelin, Phil Keaggy e Ry Cooder, além de muitas coletâneas terem sido lançadas.

Em 1977, uma gravação de Blind Willie foi incluída no Voyager Golden Record, a bordo das naves Voyager, como amostra da diversidade cultural do planeta Terra[4]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Os primeiros discos de Blind Willie Johnson foram originalmente gravados em discos de vinil de 25 cm com 78 rpm que tinham a capacidade para apenas duas músicas.

Entre 1927 e 1930, Willie Johnson gravou o total de 15 discos com duas músicas por disco. Em 1950, já após a sua morte, foram lançadas compilações com essas músicas.

Notas

  1. Samuel Chaters é um historiador musical que publicou uma biografia de Willie Johnson
  2. Timothy Beal. «The Cronicle Review-The Bible Is Dead; Long Live the Bible». 17 de Abril de 2011. Consultado em 19 de abril de 2011 
  3. Nenhum certificado de casamento foi encontrado até hoje, por isso ninguém pode afirmar os casamentos com exatidão
  4. Jet Propulsion Laboratory. «Voyager Golden Record - Music from Earth». Consultado em 19 de Abril de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.