Blood Meridian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Blood Meridian; or, The Evening Redness in the West é um romance histórico de 1985 do autor americano Cormac McCarthy, classificado no gênero faroeste, ou às vezes antiwestern.[1][2]

Ambientada na fronteira americana, a narrativa segue um menino fictício do Tennessee conhecido como "o garoto", com a maior parte do texto dedicada às suas experiências com a gangue Glanton, um grupo histórico de caçadores de escalpos que massacraram Índios americanos e outros na fronteira entre os Estados Unidos e o México de 1849 a 1850 em busca de recompensa, prazer sádico e, eventualmente, por hábito niilista. O antagonista é juiz Holden, um membro da gangue fisicamente corpulento, muito educado e quase sobrenaturalmente habilidoso, extremamente pálido e completamente sem pelos.

O romance inicialmente tenha recebido uma recepção crítica e comercial morna, mas agora se tornou altamente aclamado e é amplamente reconhecido como a obra-prima de McCarthy e um dos maiores romances americanos de todos os tempos.[3] Alguns o rotularam de Grande Romance Americano.[4]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • O garoto: A protagonista ou pseudoprotagonista anti-heróico do romance,[5] o garoto é um tennessiano analfabeto cuja mãe morreu no parto. Aos 14 anos, ele foge do pai para o Texas. Diz-se que ele tem disposição para a violência e está envolvido em ações cruéis o tempo todo. Ele assume profissões inerentemente violentas, sendo especificamente recrutado por criminosos violentos, incluindo o Capitão White, e mais tarde por Glanton e sua gangue, garantindo assim a libertação de uma prisão em Chihuahua, no México. O garoto participa de muitos dos ataques de caça ao couro cabeludo da gangue Glanton, mas gradualmente exibe uma fibra moral que acaba por colocá-lo em desacordo com o Juiz. "O garoto" é mais tarde chamada de "o homem" quando adulto.
  • Juiz Holden, ou "o juiz": um homem enorme, pálido e sem pelos que muitas vezes parece quase mítico ou sobrenatural. Ele é um poliglota e polímata e um excelente examinador e registrador do mundo natural. Ele é extremamente violento e desviante. Diz-se que ele acompanhou a gangue de Glanton desde que o encontraram sentado sozinho em uma rocha no meio do deserto e os salvou da perseguição dos apaches. É sugerido que ele e Glanton têm algum tipo de pacto. Ele gradualmente se torna o antagonista do garoto após a dissolução da gangue de Glanton, ocasionalmente tendo breves reuniões com o garoto. Ao contrário do resto da gangue, Holden é socialmente refinado e extremamente bem educado; no entanto, ele percebe o mundo como, em última análise, violento, fatalista e sujeito a um ciclo interminável de conquista sangrenta, com a natureza humana e a autonomia definidas pela vontade de violência; ele afirma, em última análise, que "a guerra é deus". Ele se baseia parcialmente no personagem histórico do Juiz Holden.
  • John Joel Glanton, ou simplesmente Glanton: o líder americano, ou "capitão", de uma gangue de caçadores de escalpos que assassinam índios e civis e militares mexicanos. Sua história e aparência não foram esclarecidas, exceto que ele é fisicamente pequeno, com cabelos pretos e tem esposa e filho no Texas. Ele é um estrategista inteligente. Sua última grande ação é assumir o controle de uma lucrativa balsa no Rio Colorado, o que acaba levando a uma emboscada dos índios Yuma na qual ele é morto. Ele é baseado parcialmente no personagem histórico de John Joel Glanton.
  • Louis Toadvine: Um bandido experiente com quem o garoto briga e depois incendeia um hotel. Toadvine não tem orelhas e sua testa está marcada com as letras H e T (ladrão de cavalos) e F. Ele reaparece inesperadamente como companheiro de cela do garoto na prisão de Chihuahua. A partir daqui, ele negocia mentirosamente a libertação de si mesmo, do garoto e de outro preso na gangue de Glanton. Toadvine não é tão depravado quanto alguns membros da gangue, questionando a matança de inocentes, mas mesmo assim é um criminoso violento. Ele é enforcado em Los Angeles ao lado de David Brown.
  • Ben Tobin, “o padre” ou “o ex-padre”: membro da gangue e ex-noviço da Companhia de Jesus. Tobin permanece profundamente religioso. Ele sente um vínculo aparentemente amigável com o garoto e abomina o juiz e sua filosofia. Ele e o juiz gradualmente se tornam grandes inimigos espirituais. Ele sobrevive ao massacre de Yuma pela gangue de Glanton, mas é baleado no pescoço pelo juiz. Ele é visto pela última vez depois de chegar a San Diego com o garoto e sair sozinho em busca de um médico.

Outros personagens recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Capitão White, ou "o capitão": um ex-soldado profissional e supremacista americano que acredita que o México é uma nação sem lei destinada a ser conquistada pelos Estados Unidos. O Capitão White lidera uma companhia de militantes no México junto com o recentemente recrutado "Kid". Após semanas de viagem pelo duro deserto mexicano, a empresa é emboscada por um grupo de guerra Comanche. O Capitão White foge com alguns "oficiais", mas acaba sendo capturado, decapitado e, posteriormente, tem sua cabeça "decapada".
  • Bathcat: Nascido no País de Gales, Bathcat foi para a Terra de Van Diemen para caçar aborígenes. Além de um colar de orelhas, sua característica mais notável é um número tatuado na parte interna do antebraço, sugerindo que ele pode ter sido enviado para a colônia como condenado. Ele é morto por nativos americanos durante suas viagens pela Pimería Alta ; um destino que foi previsto durante sua introdução.
  • David Brown: Um membro da gangue que usa um colar de orelhas humanas - provavelmente retirado do cadáver de Bathcat. Ele é preso em San Diego e Glanton parece especialmente preocupado em vê-lo libertado. Ele provoca sua própria libertação, mas não retorna para a gangue antes do massacre de Yuma. Ele é enforcado com Toadvine em Los Angeles.
  • John Jackson: "John Jackson" é um nome compartilhado por dois homens da gangue de Glanton – um preto e um branco – que se detestam e cujas tensões freqüentemente aumentam quando estão na presença um do outro. Depois de tentar afastar o Jackson negro de uma fogueira com ameaça de violência, "White Jackson" é decapitado. "Black Jackson" assume um papel fundamental na gangue. Embora ainda seja referido por inúmeras calúnias, Jackson é tratado como parte de um “corpo” que não pode ter nenhuma parte morta ou violada, já que o juiz Holden faz de tudo para resgatá-lo após um confronto em uma passagem na montanha.

Referências

  1. Kollin, Susan (2001). «Genre and the Geographies of Violence: Cormac McCarthy and the Contemporary Western». University of Wisconsin Press. Contemporary Literature. 42 (3): 557–88. JSTOR 1208996. doi:10.2307/1208996 
  2. Hage, Erik. Cormac McCarthy: A Literary Companion. North Carolina: 2010. p. 45
  3. «Harold Bloom on Blood Meridian». The A.V. Club. 15 de junho de 2009 
  4. Dalrymple, William. «Blood Meridian is the Great American Novel». Reader's Digest 
  5. Shannon, Noah Gallagher (6 de outubro de 2012). «Cormac McCarthy's Surprisingly Emotional First Drafts». Slate