Bobby Hamilton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bobby Hamilton
Nome completo Charles Robert Hamilton
Nascimento 29 de maio de 1957
Nashville, Tennessee, Estados Unidos
Morte 7 de janeiro de 2007 (49 anos)
Mount Juliet, Tennessee, Estados Unidos
Causa da morte câncer cerebral
Filho(a)(s) Bobby Hamilton Jr.
Ocupação piloto e proprietário de equipe da NASCAR

Charles Robert "Bobby" Hamilton, Sr. (Nashville, Tennessee, 29 de maio de 1957Mount Juliet, Tennessee, 7 de janeiro de 2007), foi um condutor e proprietário na Craftsman Truck Series da NASCAR e vencedor do campeonato Craftsman Truck Series em 2004.

Carro #43 de Bobby Hamilton na NASCAR Cup Series em 1997.

Hamilton foi proprietário da Bobby Hamilton Racing, que regularmente punha em campo três entradas em cada evento da NCTS. O filho de Hamilton, Bobby Hamilton, Jr., é um condutor corrente da Busch Series da NASCAR, e dirigiu a Bobby Hamilton Racing, até ter dissolvido a sua relação com a equipa.

Hamilton é principalmente recordado por duas das suas vitórias na Winston Cup. A primeira vitória na sua carreira, Dura Lube 500 de 1996, na Phoenix International Raceway foi a primeira vitória para o #43 Petty car desde a última vitória de Richard Petty em 1984. Também teve uma vitória memorável na Talladega 500 em abril de 2001 conduzindo o carro #55 do proprietário Andy Petree. A corrida de 500 milhas The foi disputada sem cautela e foi con intenso escrutínio da e da comunicação social,sendo a primeira corrida superspeedway disputada desde a morte de Dale Earnhardt na Daytona 500 2001, dois meses antes. Hamilton, física e mentalmente esgotado, depois de sair do seu carro, teve que receber Oxigénio antes de dar a entrevista pós-corrida da Victory Lane enquanto estava sentado no chão, encostado contra a porta dos condutores. Em 2004 conseguiu a primeira posiçºao da Craftsman Truck Series.

Doença e Morte[editar | editar código-fonte]

No dia 17 de março de 2006, Hamilton anunciou que lhe tinha sido diagnosticado um tumor cerebral. Tomou parte da corrida da Craftsman Truck Series naquela noite, antes de começar a terapia na Segunda-Feira seguinte.

Hamilton voltou à pista para a corrida Kentucky Speedway, administrando as operações da sua equipa. Sabendo que não poderia estar suficientemente bem para conduzir em 2007, contratou Ken Schrader para conduzir o seu Dodge Fastenal #18 na maior parte dos eventos do programa de 2007 enquanto Hamilton continuava o seu tratamento ao cancro. Bobby faleceu em 7 de janeiro de 2007, aos 49 anos, vítima de tumor cerebral, na sua casa de Mt. Juliet, Tennessee, Estados Unidos, com a família a seu lado.[1]

Referências

  1. «Hamilton, longtime NASCAR driver, dies at 49» (em inglês). ESPN. 7 de janeiro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]