Bola 8 Mágica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bola 8 Mágica

A Bola 8 Mágica
Informações
Criador(a) Albert C. Carter
Abe Bookman
Fabricante(s) Mattel
Distribuidora(s) Mattel

A Bola 8 Mágica (Magic 8 Ball) é uma esfera de plástico, feita para se parecer com uma bola oito de tamanho grande, que é usada para adivinhação ou busca de conselhos. Ela foi inventada em 1946 por Albert C. Carter e Abe Bookman e atualmente é fabricada pela Mattel.[1] O usuário faz uma pergunta de sim ou não para a bola e, em seguida, vira-a para revelar uma resposta que flutua em uma janela.

Origem[editar | editar código-fonte]

O componente funcional da Magic 8 Ball foi inventado por Albert C. Carter,[1] que foi inspirado por um dispositivo de escrita espiritual usado por sua mãe Mary, uma clarividente de Cincinnati.[1] Quando Carter abordou o proprietário de loja, Max Levinson, sobre a possibilidade de estocar o dispositivo, Levinson chamou Abe Bookman, seu cunhado formado pelo Ohio Mechanics Institute. Em 1944, Carter solicitou uma patente[2] para o dispositivo cilíndrico, atribuindo-o em 1946 a Bookman, Levinson e outro sócio no que veio a ser a Alabe Crafts, Inc., combinando os nomes dos fundadores, Albert e Abe. A Alabe comercializou e vendeu o cilindro com o nome Syco-Slate. Carter morreu algum tempo antes de a patente ser concedida em 1948. Bookman aprimorou o Syco-Slate e, em 1948, ele foi envolto em uma bola de cristal iridescente. Embora não tenha sido bem-sucedido, o produto renovado chamou a atenção da Brunswick Billiards, de Chicago, que, em 1950, encomendou à Alabe Crafts uma versão na forma de uma bola 8 tradicional em preto e branco,[3] que possivelmente foi inspirado em uma piada do curta-metragem dos Três Patetas de 1940, You Nazty Spy!.[4]

Impacto Cultural[editar | editar código-fonte]

Embora originalmente vendida como um peso de papel, a Bola 8 Mágica permaneceria popular por várias décadas como um brinquedo de escritório e um brinquedo infantil.[3]

Em 1971, a Bookman vendeu a Alabe Crafts, Inc. para a Ideal Toys,[5] que promoveu a bola principalmente para crianças. Em 1987, os direitos foram novamente vendidos para a Tyco Toys,[6] estimulando outra campanha de marketing e o ressurgimento do interesse. A Tyco Toys foi adquirida pela Mattel, a atual fabricante, em 1997. Apesar de seus inúmeros proprietários, a Bola 8 Mágica mudou pouco em termos de design e implementação.

Design e uso[editar | editar código-fonte]

Uma das possíveis respostas da Bola 8 Mágica.

A Bola 8 Mágica é uma esfera plástica oca que se assemelha a uma bola 8 em preto e branco. Seu tamanho padrão é maior que o de uma bola de bilhar comum, mas ela foi fabricada em tamanhos diferentes. Dentro da bola, um reservatório cilíndrico contém um dado de plástico branco de 20 lados flutuando em aproximadamente 100 ml (3+1⁄2 US fl oz) de álcool tingido de azul escuro. Cada uma das 20 faces do dado tem uma declaração afirmativa, negativa ou não comprometedora impressa em letras em relevo. Essas mensagens são lidas por meio de uma janela na parte inferior da bola.

Para usar a esfera, ela deve ser segurada com a janela inicialmente voltada para baixo para permitir que o dado flutue dentro do cilindro. Depois de fazer uma pergunta de sim ou não à bola, o usuário gira a bola de modo que a janela fique voltada para cima. O dado flutua até o topo e uma face é pressionada contra a janela; as letras em relevo deslocam o líquido azul para revelar a mensagem como letras brancas em um fundo azul. Embora a maioria dos usuários agite a bola antes de virá-la para cima, as instruções advertem que isso não deve ser feito para evitar bolhas brancas.

Embora a Bola 8 Mágica tenha sofrido poucas alterações, uma adição em 1975 pelos novos proprietários, a Ideal Toy Company, corrigiu o problema da bolha.[7] O "agitador de dados sem bolhas" patenteado, um funil invertido, redirecionou o ar preso em seu interior.[8] A solução vem sendo utilizada desde então.

Respostas possíveis[editar | editar código-fonte]

Uma Bola 8 Mágica padrão tem vinte respostas possíveis, incluindo dez respostas afirmativas (), cinco respostas não comprometedoras (), e cinco respostas negativas().

É certo
É claramente verdade
Sem dúvida!
Definitivamente sim
Pode contar com isso

Na minha opinião, sim
Provavelmente
Perspectiva boa
Sim
Os sinais apontam que sim

Resposta confusa, tente novamente
Pergunte novamente mais tarde
É melhor não contar agora
Não é possível prever agora
Concentre-se e pergunte novamente

Não conte com isso
Minha resposta é não
Minhas fontes dizem não
Perspectiva não muito boa
Bem duvidoso

Referências

  1. a b c «Where Did the Idea for the Magic 8 Ball Come From?». www.britannica.com 
  2. Coopee, Todd. «Magic 8 Ball from Alabe Crafts (1946)». ToyTales.ca 
  3. a b Walsh, Tim. (2001). The Playmakers: Amazing Origins of Timeless Toys, pp. 94–5. Keys Publishing, Sarasota. ISBN 0-9646973-4-3.
  4. Minichiello, Mia (2015). «The Great Dictator (film)». Salem Press Encyclopedia. [S.l.]: Salem Press 
  5. «A Brief History of the Magic 8 Ball». www.mentalfloss.com (em inglês). 24 de agosto de 2015. Consultado em 4 de junho de 2021 
  6. «Abe Bookman, UC alum, created everlasting Magic 8 Ball». University of Cincinnati (em inglês). Consultado em 4 de junho de 2021 
  7. «Today I Found Out». Today I Found Out 
  8. Patente E.U.A. 4 049 277

Ver tambêm[editar | editar código-fonte]

Patentes[editar | editar código-fonte]