Bolesławiec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bolesławiec
Bolesławiec
Flaga Bolesławiec.jpg POL Bolesławiec COA 1.svg
Bolesławiec, Ratusz (Bunzlau-Rathaus).jpg
Antiga praça central e prefeitura
Voivodia Baixa Silésia
Powiat Bolesławiec
Gmina Bolesławiec
Administrador municipal Piotr Roman
Área 23,57 km²
População (2016) 39 039[1][2] habitantes
Densidade 1656,3 hab/km²
Fundação 1251
Código telefônico 75
Matrículas de automóveis DBL
Localização
Localização de Bolesławiec na Polónia 51° 15' 50" N 15° 33' 39" E
Cidade da Polónia Flag of Poland.svg

Bolesławiec (alemão: Bunzlau) é um município da Polônia, na voivodia da Baixa Silésia e no condado de Bolesławiec. Estende-se por uma área de 23,57 km², com 39 039 habitantes, segundo os censos de 2016, com uma densidade de 1656,3 hab/km².[1][2]

Está localizada a cem quilômetros de Breslávia, capital da Baixa Silésia, a 450 km de Varsóvia, capital da Polônia, a 220 km de Praga, capital da República Checa e a 200 km de Berlim, capital da Alemanha.

No século VII, a Baixa Silésia já era habitada por eslavos. Os Bobrzanie, que habitavam ao longo do rio Bóbr, eram uma tribo eslava que ficou conhecida graças aos documentos latinos e checos, bem como aos achados arqueológicos. No ano de 990, Miecislau I, duque da Polônia, anexou essa província. No século XII, a Polônia foi dividida em muitos principados.

O príncipe Boleslau I (11271201), que combateu na Palestina durante II Cruzada, fortificou o antigo arraial eslavo e lhe deu um novo nome, provavelmente Boleslau ou Bolesławiec. No ano de 1251, Bolesławiec recebeu a sua ata de fundação, assinada pelo príncipe Boleslau II Rogatka.

Depois da morte da princessa Agnes (1392), a viúva de Bolko II, Bolesławiec foi incorporado pelos checos. Em 1526, o Reinado Checo e a Silésia tornaram-se parte da Áustria. O século XVI foi também a época do desenvolvimento do protestantismo. A germanização da província acelerou-se. No ano de 1740, a Prússia conquistou a Silésia, inclusive a cidade de Bolesławiec. O Estado prussiano era protestante, pelo que seus seguidores foram privilegiados e os católicos, perseguidos.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Bolesławiec e a Silésia foram incorporadas à Polônia e na primavera seguinte iniciou-se a administração polonesa. O primeiro prefeito foi Bolesław Kubik, que começou a reconstrução da cidade, mas infelizmente faleceu em seguida, em julho de 1945.

Referências

  1. a b «Bolesławiec (Baixa Silésia) »mapas, imóveis, CSO, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, desemprego, salário, salário, ganhos, educação, tabelas, demografia, jardins de infância». Polska w liczbach (em polonês). Consultado em 7 de janeiro de 2020 
  2. a b GUS. «Área e população no perfil territorial em 2016». stat.gov.pl (em inglês). Consultado em 14 de janeiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bolesławiec
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.