Bombeador
Um bombeiro ou bombeador é um profissional da marinha mercante cujas funções são a operação e a manutenção dos sistemas de bombagem dos navios-tanques.
Funções
[editar | editar código-fonte]Compete a um bombeiro conduzir as bombas do navio durante as operações de descarga, transfega e limpeza dos tanques, realizar a manutenção e a beneficiação dos sistemas de bombagem, conduzir a passagem dos líquidos, vistoriar e manter os circuitos dos encanamentos e orientar e dirigir a limpeza dos tanques.
Carreira
[editar | editar código-fonte]Na Marinha Mercante Portuguesa, existia uma categoria específica de bombeiro, que pertencia ao pessoal de marinhagem de máquinas. A categoria foi extinta em 2001, sendo os seus profissionais integrados na carreira de maquinista prático ou de contramestre. A função passou a ser desempenhada por pessoal de outras categorias especializado na operação e manutenção de sistemas de bombagem de navios-tanque.
Na Marinha Mercante Brasileira, a função de bombeador é desempenhada pelos condutores de máquinas com essa especialidade que operam em navios-tanque.
Referências
[editar | editar código-fonte]- Classificação Nacional de Profissões - Grupo 8, Instituto do Emprego e da Formação Profissional
- Decreto-lei nº 280/2001 de 23 de outubro (Regime Aplicável à Actividade Profissional dos Marítimos e à Fixação da Lotação das Embarcações de Portugal)
- Decreto-lei nº 12/99/M de 22 de março (Regime de Inscrição Marítima de Macau)
- Decreto nº 2596 de 18 de maio de 1998 (Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário sob Jurisdição Nacional do Brasil)
- Decreto-lei nº 45 969 de 15 de outubro de 1964 (Regulamento da Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante de Portugal)