Mecânico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mecânico (profissional))
Ir para: navegação, pesquisa
Mecânico de caldeiras

Um mecânico é um profissional especializado na manutenção preventiva, na reparação e, ocasionalmente, na modificação de máquinas, motores e outros equipamentos mecânicos.

Mecânica Industrial[editar | editar código-fonte]

Mecânico Industrial é o profissional mecânico especializado em manutenção de máquinas e outros implementos de fabricação, bem como operação e supervisão de processos. esse profissional é qualificado para realizar montagens realizar manutenção preventiva inspecionar todos os componentes de qualquer máquina e sistemas de manufatura, realiza lubrificações e modificações se necessário em qualquer natureza que lhe possa permitir realizar..

Mecânica de Estruturas[editar | editar código-fonte]

Mecânico de Estruturas é o profissional mecânico especializado em montagem e manutenção de estruturas fixas (galpões, pontes).

Mecânica de Automóveis[editar | editar código-fonte]

Um mecânico de automóveis é um profissional especializado na manutenção de automóveis, especialmente dos seus motores e dos outros componentes mecânicos. Um mecânico de automóveis pode estar habilitado a trabalhar em todos os componentes de um veículo e em todos os tipos de veículos, ou pode especializar-se em alguns componentes, em alguns tipos de veículos ou, mesmo, em determinada marca de automóvel.

Ao reparar um automóvel, a sua principal responsabilidade é a de diagnosticar o problema com a maior rapidez e precisão. Frequentemente, terá que fazer cotações para o preço a pagar pela reparação, ainda antes de começar o trabalho de desmontagem para inspeção. Hoje em dia, os mecânicos usam tanto os meios físicos como os eletrónicos como forma de recolha de dados para o seu diagnóstico.

O trabalho dos mecânicos envolve tanto a reparação de componentes específicos de um automóvel, como a substituição dos mesmos.

Mecânica Pesada[editar | editar código-fonte]

Mecânico Pesado ou Mecânico de Mecânica Pesada é o profissional mecânico especializado em manutenção de material agrícola, minerador ou rodante pesado: tratores e similares.

Mecânica de Usinas[editar | editar código-fonte]

Mecânico de Usinas é o profissional mecânico especializado em manutenção e aprimoramento de sistemas de geração de energia elétrica.

Mecânica de Bordo[editar | editar código-fonte]

Um mecânico de bordo é um profissional da marinha mercante que exerce funções relativas à manutenção preventiva e à reparação dos equipamentos mecânicos existentes a bordo de uma embarcação, bem como de outros equipamentos.

As funções de mecânico de bordo são bastante alargadas na área da manutenção. Assim, a bordo da embarcação, além da função de mecânico propriamente dita, exerce todas as funções relativas às profissões de torneiro, de serralheiro, de soldador e de canalizador.

Em Portugal, os mecânicos de bordo pertencem ao escalão da mestragem de máquinas.

Mecânica de Vôo[editar | editar código-fonte]

Um mecânico de voo é um profissional da aeronáutica, que faz parte da tripulação de certos aviões, encarregado da operação e monitorização de diversos sistemas da aeronave.

Mecânico de Manutenção de Aeronaves[editar | editar código-fonte]

Um mecânico de manutenção de aeronaves é um profissional responsável pela manutenção preventiva e reparação de aviões, de helicópteros e de outras aeronaves.

Técnico Mecânico[editar | editar código-fonte]

Técnico em Mecânica é o profissional Técnico especializado em Mecânica Geral e Mecânica Industrial.

Engenheiro Mecânico[editar | editar código-fonte]

Engenheiro Mecânico é o profissional de Engenharia especializado em Mecânica.

Referências[editar | editar código-fonte]