Bong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Saúde.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Fevereiro de 2008.

Bong de vidro temperado com cilindro anatômico

Bong, bongo ou water pipe, também conhecido como purificador, é um aparelho utilizado para fumar qualquer tipo de erva, normalmente cannabis, tabaco e derivados.[1][2] Seu design faz com que a fumaça entre em contato com a água e se concentre antes de ser inalada, assim como em um Narguilé. O indivíduo puxa o ar para dentro da câmara - o tamanho deste reservatório é variado; quanto maior, mais quantidade de fumaça é armazenada. Além disso, toda a fumaça é resfriada ao "borbulhar" na água, suavizando o contato com as vias respiratórias. Uma grande quantidade de "fumaça fria" pode ser inalada rapidamente sem o menor esforço.

O método da bongada é considerado pelos usuários como um modo mais saudável de fumar a cannabis, um meio "redutor de danos", pois resfria a fumaça e a purifica com a água, ao invés de outros métodos como utilização de pipe ou cigarro que deixam a brasa muito próximas à face e fazem a fumaça esquentar a garganta, causando posteriores danos de faringe. É provável que indivíduos que praticam esta técnica são menos sujeitos a alguns tipos de câncer, ou pode-se prevenir outras inconsistências do método tradicional, mas isto varia de acordo com a área de contato entre a fumaça e a água, além de profundidade do cano e materiais utilizados.

Materiais[editar | editar código-fonte]

A palavra bong vem do termo baung que significa um pedaço cortado de bambu. Ele pode ser composto de diversos materiais. Acrílico, vidro e cerâmica são os mais comuns. As cores, tamanhos e formatos são diversos. Muitos países possuem Leis que proíbem a posse deste tipo de acessório. Isto dificulta a aquisição destes objetos. Eles costumam ser vendidos em tabacarias para consumo exclusivo de tabaco. É possível fazer um bong a partir de vegetais e frutas, mas estes devem ser descartados após o uso. Existe uma grande variedade de cores e estilos oferecidos. Há também a vertente caseira feita com garrafa PET e tubo de caneta esferográfica onde a função é a mesma do bong tradicional porém com esta "facilidade".

Pure-Crive[editar | editar código-fonte]

"Pure Crive" é uma bongada pelo método convencional, só que com o detalhe de o cone preparado ser constituído apenas de cigarro puro tostado (ou não).

A pure crive causa uma acentuada baixa da pressão e enjoo, podendo levar à regurgitação.

Vaporizadores, ingestão e outros modos de consumo[editar | editar código-fonte]

O vaporizador é um aparelho eletrônico que esquenta a maconha até um certo nível onde ela não carbura, somente as substâncias desejadas são vaporizadas e então fumadas pelo usuário, se provando o modo mais seguro para o consumo de cannabis existente, praticamente anulando os malefícios do consumo da maconha e sendo usado até para tratamento de doenças pulmonares; Outro modo conhecido para uso da cannabis é pela ingestão através de preparados (bhang feito com leite e outros doces), pratos, manteigas, chocolates, se provando também um modo muito seguro para o consumo e sendo usado medicinalmente através do mundo.

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bong