Bourne (Lincolnshire)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Piscina de São Pedro (St. Peters' Pool), Wellhead Gardens. A 'piscina' se refere à lenda de fundação da cidade.

Bourne é uma cidade de mercado e paróquia civil da Inglaterra, situada na margem ocidental da região conhecida como Fens, no distrito de South Kesteven, no sul de Lincolnshire.

A cidade se originou a partir da estrada romana sobre a qual foi construída, em parte devido à fonte de água de excepcional qualidade originária de suas fontes. O nome "Bourne" (ou "Bourn", como era conhecida originalmente) é um nome comumente dado a um assentamento, e deriva do anglo-saxão, significando "água" ou "fonte [de água]".

A cidade se situa na intersecção das rodovias A15 e da B1193 (antiga A151), em 52° 46,092′ N, 0° 22,632′ O. Assim como o centro da cidade em si, a paróquia civil abrange também os vilarejos (hamlets) de Cawthorpe, Dyke e Twenty.[1]

A paróquia eclesiástica de Bourne faz parte do decanato de Beltisloe, da diocese de Lincoln, e tem sua sede na Abadia de São Pedro e São Paulo. O atual ocupante do cargo é o reverendo Chris Atkinson.[2] Diversas outras denominações religiosas são representadas na cidade, incluindo as igrejas Metodista, Batista e da Reforma Unida, bem como a Igreja Católica.

A economia da cidade era baseada na produção rural. A chegada da ferrovia abriu um mercado para a água mineral engarrafada localmente. Hoje em dia a principal economia da cidade ainda tem como base a área rural, girando em torno da agricultura e do preparo e embalagem de alimentos, especialmente visando a venda em supermercados, embora também conte com geração de renda proveniente do turismo. O distrito, como um todo, é um dos que apresentam o mercado imobiliário com o crescimento mais rápido do país, e boa parte destas novas construções estão sendo feitas em Bourne. A população da cidade tinha, em 2006, aproximadamente 12.000 habitantes, com base em estimativas feitas a partir dos dados do censo britânico de 2001. Em 2007 existiam aproximadamente 5.424 domicílios.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Birkbeck, John D. A History of Bourne (1970)
  • Davies, Joseph J. Historic Bourne (1909)
  • Needle, Rex. A Portrait of Bourne - the history of a Lincolnshire market town in words and pictures (1998–2010) - CD-ROM
  • Needle, Rex. Brief Lives of Bourne People (2010)
  • Needle, Rex. The Bourne Chronicle - the town's history in dates and events, people and places (2005)
  • Needle, Rex. Tales of Bourne from Past Times (2009)
  • Needle, Rex. Stamford, Bourne and The Deepings with artist Alan Oliver (2009) ISBN 978-1-900935-76-0
  • Pearson, R. E & Ruddock, J. G. Lord Willoughby's Railway (Willoughby Memorial Trust. 1986)
  • Rhodes, John. Bourne to Essendine (1986) ISBN 0-948017-03-1
  • Swift, John T. Bourne and People Associated with Bourne (c. 1925)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bourne (Lincolnshire)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.