Geografia do Reino Unido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Geografia do Reino Unido
Mapa do Reino Unido
Continente Europa
Região Europa Setentrional
Área
Posição 77.º maior
Fronteiras
Total
Países vizinhos Irlanda Chipre
 
Recursos naturais carvão, gás, petróleo, minério de ferro, chumbo, zinco e ouro.
Mapa topográfico do Reino Unido

A maior parte do Reino Unido consiste de terreno ligeiramente ondulado, mas é mais montanhosa no norte. A linha divisória entre os tipos de terreno é geralmente identificada com a linha Tees-Exe.

Gales é em geral montanhoso, com o pico mais elevado, o Snowdon, a chegar aos 1 085 m de altitude. Ao norte do território principal, situa-se a ilha de Anglesey. A capital e maior cidade é Cardiff, situada a sul do país.

A geografia da Escócia é variada, com terras baixas no sul e no leste terras altas (as highlands) no norte e no oeste, incluindo o Ben Nevis, que é a montanha mais alta do Reino Unido (1 343 m). Existem muitos braços de mar longos e profundos, os firths e os lochs. A Escócia também inclui uma grande quantidade de ilhas ao largo das suas costas norte e oeste, em especial as Hébridas, as Órcades e as Shetland. As cidades principais são Edimburgo, Glasgow e Aberdeen.

A Irlanda do Norte, que constitui a parte nordeste da Irlanda, é em geral composta por colinas. As cidades principais são Belfast e Derry.

Ao todo, estima-se que o Reino Unido inclua cerca de 1098 pequenas ilhas, algumas naturais e outras feitas pelo homem - os Cranoggs, feitas na antiguidade com pedra e madeira às quais se foram adicionando detritos naturais, com o tempo.

CLIMA[editar | editar código-fonte]

O clima britânico é principalmente moldado pelas águas do oceano. O clima mais quente da região se dá por conta de uma corrente aquecida provida do Golfo do México, fazendo os Verões terem temperaturas elevadas e os Invernos amenos, variando durante o ano entre cerca de 10ºC até no máximo 35ºC. A ocorrência de neve ocorre em terras mais elevadas, principalmente das montanhas da Escócia. Em geral, o clima britânico é temperado oceânico.

Uma das principais características da região é a alta pluviosidade. Os ventos que trazem a umidade do oceano despejam suas águas sobre o país durante praticamente o ano inteiro.

RELEVO[editar | editar código-fonte]

O relevo britânico é bem distinto dependendo da região. É no norte em que encontrando as maiores elevações, o Ben Nevis, por exemplo, é o ponto mais alto do país, com cerca de 1.343 metros de altura e fica localizado no norte do país. Na verdade, é no território escocês onde vemos os principais tecidos geológicos, de montanhas, apesar destas raramente atingirem altas altitudes, até depressões.

Indo em direção ao sul, é possível vermos o surgimento de planícies, principalmente na região da Inglaterra, até na parte oeste onde surgem colinas que terminam no mar da península da Cornualha.

HIDROGRAFIA[editar | editar código-fonte]

Os rios mais importantes do Reino Unido são o Tâmisa (338 km) e o Severn (290 km). No geral a hidrografia de lá apresenta rios curtos e cheios por conta dos níveis pluviais.

A navegação dos rios torna-se viável por conta do pouco encachoeiramento que eles apresentam em suas extensões. Entre outros que podemos destacar temos o Trent e o Ouse, além dos rios Bann e Mourne, na Irlanda do Norte.

Os lagos são bastante comuns, a maioria são presos nas montanhas do norte, formados pelo derretimento de geleiras no passado.

VEGETAÇÃO[editar | editar código-fonte]

A floresta temperada, com árvores que perdem as folhas de uma vez, conhecidas como caducifólias, já foram grande maioria no passado, hoje sendo mais raras em toda a região, presente em sua maioria em reservas naturais. A vegetação rasteira surge nos planaltos setentrionais, com gramíneas e outras plantas do tipo.

Ver também[editar | editar código-fonte]


UK Outline and Flag.svg Reino Unido
História • Política • Forças Armadas • Países • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Educação • Cultura • Turismo • Portal • Imagens
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.