Geografia do Reino Unido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Geografia física do Reino Unido

Mapa do Reino Unido

Continente Europa
Região Europa Setentrional
Coordenadas geográficas
Área  
 - Ranking 77º maior
 - Total
 - Terra
 - Água
Fronteiras  
 - Total
 - Países vizinhos Irlanda Chipre
Linha costeira
Reivindicações marítimas  
 - Mar territorial milhas náuticas
 - Zona contígua milhas náuticas
 - Zona econômica exclusiva milhas náuticas
 - Plataforma continental milhas náuticas
Extremos de elevação  
 - Ponto mais alto
 - Ponto mais baixo
Relevo
Clima
Recursos naturais
Uso da terra  
 - Terra arável
 - Cultivos permanentes
 - Outros
Terra irrigada
Perigos naturais
Problemas ecológicos
Mapa topográfico do Reino Unido

A maior parte do Reino Unido consiste de terreno ligeiramente ondulado, mas é mais montanhosa no norte. A linha divisória entre os tipos de terreno é geralmente identificada com a linha Tees-Exe.

Gales é em geral montanhoso, com o pico mais elevado, o Snowdon, a chegar aos 1 085 m de altitude. Ao norte do território principal, situa-se a ilha de Anglesey. A capital e maior cidade é Cardiff, situada a sul do país.

A geografia da Escócia é variada, com terras baixas no sul e no leste e terras altas (as highlands) no norte e no oeste, incluindo o Ben Nevis, que é a montanha mais alta do Reino Unido (1 343 m). Existem muitos braços de mar longos e profundos, os firths e os lochs. A Escócia também inclui uma grande quantidade de ilhas ao largo das suas costas norte e oeste, em especial as Hébridas, as Órcades e as Shetland. As cidades principais são Edimburgo, Glasgow e Aberdeen.

A Irlanda do Norte, que constitui a parte nordeste da Irlanda, é em geral composta por colinas. As cidades principais são Belfast e Derry.

Ao todo, estima-se que o Reino Unido inclua cerca de 1098 pequenas ilhas, algumas naturais e outras feitas pelo homem - os Cranoggs, feitas na antiguidade com pedra e madeira às quais se foram adicionando detritos naturais, com o tempo.

CLIMA[editar | editar código-fonte]

O clima britânico é principalmente moldado pelas águas do oceano. O clima mais quente da região se dá por conta de uma corrente aquecida provinda do Golfo do México, fazendo os verões terem temperaturas elevadas e os invernos amenos, variando durante o ano entre cerca de 10ºC até no máximo 35ºC. A ocorrência de neve ocorre em terras mais elevadas, principalmente das montanhas da Escócia. Em geral, o clima britânico é temperado oceânico.

Uma das principais características da região é a alta pluviosidade. Os ventos que trazem a umidade do oceano despejam suas águas sobre o país durante praticamente o ano inteiro.

RELEVO[editar | editar código-fonte]

O relevo britânico é bem distinto dependendo da região. É no norte em que encontrando as maiores elevações, o Ben Nevis, por exemplo, é o ponto mais alto do país, com cerca de 1.343 metros de altura e fica localizado no norte do país. Na verdade, é no território escocês onde vemos os principais tecidos geológicos, de montanhas, apesar destas raramente atingirem altas altitudes, até depressões.

Indo em direção ao sul, é possível vermos o surgimento de planícies, principalmente na região da Inglaterra, até na parte oeste onde surgem colinas que terminam no mar da península da Cornualha.

HIDROGRAFIA[editar | editar código-fonte]

Os rios mais importantes do Reino Unido são o Tâmisa (338 km) e o Severn (290 km). No geral a hidrografia de lá apresenta rios curtos e cheios por conta dos níveis pluviais.

A navegação dos rios torna-se viável por conta do pouco encachoeiramento que eles apresentam em suas extensões. Entre outros que podemos destacar temos o Trent e o Ouse, além dos rios Bann e Mourne, na Irlanda do Norte.

Os lagos são bastante comuns, a maioria são presos nas montanhas do norte, formados pelo derretimento de geleiras no passado.

VEGETAÇÃO[editar | editar código-fonte]

A floresta temperada, com árvores que perdem as folhas de uma vez, conhecidas como caducifólias, já foram grande maioria no passado, hoje sendo mais raras em toda a região, presente em sua maioria em reservas naturais. A vegetação rasteira surge nos planaltos setentrionais, com gramíneas e outras plantas do tipo.

Ver também[editar | editar código-fonte]


UK Outline and Flag.svg Reino Unido
História • Política • Forças Armadas • Países • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Educação • Cultura • Turismo • Portal • Imagens
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.